O piloto Mark Webber foi o vencedor do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula Um, disputado na manhã deste domingo (16), (horário de Brasília), em circuito montado nas ruas de Montecarlo. A equipe do touro vermelho teve muito o que comemorar no principado, motivada pelo segundo lugar de Vettel, dando a segunda dobradinha em duas corridas consecutivas, além da melhor volta, que neste caso foi marcada por Vettel.
Foram 78 voltas em uma pista estreita, ladeada por guard rails onde a cada metro o piloto precisa andar de forma limpa. Logo na primeira volta Nico Hulkenberg bateu na saída do túnel e motivou a primeira bandeira amarela do dia.
Fernando Alonso, que largou dos boxes, na última posição, optou por trocar os pneus macios pelos duros dando mostras de que iria adotar uma tática arriscada para conquistar posições quando os outros pilotos tivessem de fazer a troca obrigatória de pneus. As voltas com bandeira amarela ajudou na estratégia do espanhol, mas quando pegou tráfego teve que mostrar habilidade para ultrapassar.
Quem mais deu trabalho para Fernando foi o brasileiro Lucas Di Grassi, da Virgin Racing. Sem se intimidar com a pressão do ferrarista, Di Grassi mostrou habilidade e, mesmo com um carro inferior, que teimava em sair de traseira forçando a correção e a maior atenção dele, segurou Alonso por várias voltas e só foi ultrapassado quando não conseguiu segurar a derrapagem de seu nervoso Virgin, que traiu o piloto levando ao abandono.
Jenson Button, o então líder do campeonato, teve problemas de super aquecimento do motor por conta de um erro infantil dos mecânicos que não retiraram a tampa de vedação do duto de entrada para o sistema de arrefecimento do carro, tendo de abandonar a prova.
Barrichello vinha na décima posição, em boa corrida, quando o carro perdeu a traseira, por conta de um problema na suspensão, na volta 29, batendo no guard rail e motivando a segunda entrada do carro de segurança. “depois da parada nos boxes senti o volante um pouco torto, como se estivesse pendendo para a direita, mas a equipe disse que não havia nada, e antes de bater houve um problema na suspensão e o carro ficou sem controle. É uma pena porque eu lutava para estar entre os 10 primeiros, mas não deu”, lamentou o piloto.
O carro de segurança teve de entrar mais duas vezes na pista. A primeira por conta da abertura da tampa de um bueiro, na segunda, um acidente envolvendo os pilotos Jarno Trulli, da Lotus e Chandhock, da Hispânia. O italiano tentou ultrapassar o indiano e, com o choque, seu carro chegou a passar por cima do de Chandhock.
Quando tudo se encaminhava para completarem a prova em bandeira amarela, Schumacher aproveitou um erro de Alonso, que “espalhou” na curva e tomou o lugar do espanhol. Ao final, a dobradinha da Red Bull, com Mark Webber em primeiro; Vettel, em segundo; Kubica, em terceiro; Felipe Massa, em quarto; Hamilton, em Quinto; Schumacher, em sexto; e Alonso, em sétimo. Bruno Senna ficou na vigésima-primeira colocação.
Depois do final da corrida, a direção da prova puniu
com a perda de 20 segundos do tempo total da corrida o alemão Michael Schumacher pela ultrapassagem sobre Fernando Alonso, mas a equipe do heptacampeão recorreu da penalidade e deu entrada em recurso contra a decisão. Agora o caso será apreciado pela Corte de Apelações da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Com o resultado Mark Webber passou a liderar o campeonato, com 78 pontos; seguido por Vettel, também com 78, mas com uma vitória a menos; Fernando Alonso, com 73; Jenson Button, 70; Felipe Massa, 61; e Kubica, 59. (RL).
Confira o resultado final da prova.
A próxima etapa do calendário 2010 será disputada em Istambul, no dia 30 de maio.
Fotos:Red Bull Racing/ Getty Images – Virgin Racing – Williams F1 – FIA /Divulgação.