A nova geração do Jetta chega ao Brasil totalmente novo e projetado na Alemanha, o modelo é maior, mais confortável e esportivo e introduz uma nova plataforma, especialmente desenvolvida para ele. Os preços iniciam a partir de R$65.750,00r, na versão Comfortline e R$89.520,00 na versão Highline.
Com o novo modelo, a Volkswagen espera ampliar e consolidar sua participação no Brasil no disputado segmento dos sedãs de porte médio. Entre os trunfos para o Novo Jetta atingir esse objetivo estão suas duas versões: a Highline, equipada com um conjunto motriz excepcional – motor 2.0 TSI com 200 cv e transmissão DSG com dupla embreagem e seis marchas –, a opção mais potente da categoria. A versão Comfortline conta com motor 2.0 Total Flex e transmissão automática de seis marchas ou manual de cinco.
O Novo Jetta é consideravelmente maior que seu antecessor, suas dimensões o colocam próximo ao segmento imediatamente superior. A distância entre-eixos de 2.651 mm e os 1.778 mm de largura possibilitaram uma grande ampliação do espaço interno, com ganho significativo para os passageiros de trás. Essas dimensões, juntamente com a bitola de 1.535 mm na dianteira e 1.532 mm na traseira, também contribuem para maior conforto de rodagem e estabilidade. O comprimento total, 4.644 mm, é o maior da categoria e o porta-malas oferece generosos 510 litros de espaço para bagagem.
O design interno dos carros da Volkswagen tem como base algumas linhas-chaves: perfeição ergonômica e um claro e destacado nível de qualidade de execução e materiais. Seguindo esses princípios, o interior do Novo Jetta é inteiramente novo mas, de certa forma, parece bastante familiar aos usuários da marca.
O motorista irá se sentirá a vontade diante da bem estudada disposição dos instrumentos no painel, assim como dos comandos e dispositivos postos ao seu alcance no console central, de forma intuitiva e agradável. Cores equilibradas e materiais refinados dão ao Novo Jetta uma aparência com estilo fortemente europeu, em que cada detalhe tem extrema importância. Os passageiros também vão sentir a diferença: comparado a geração anterior, o espaço para as pernas no banco traseiro aumentou significativamente, proporcionando conforto superior à maioria dos carros da categoria.
As duas versões do Novo Jetta oferecidas no Brasil têm características próprias, voltadas para nosso mercado, onde o segmento dos sedãs médios atende consumidores sofisticados e exigentes. Vários detalhes diferem do modelo oferecido nos Estados Unidos como, por exemplo, as motorizações.
Entre as características que tornaram o Jetta um dos carros mais admirados e desejados do Brasil, sempre se destacou seu comportamento dinâmico. O Novo Jetta mantém esta tradição e chega com um conjunto mecânico alinhado com o que existe de mais moderno no mundo. O Jetta Highline vem equipado com o consagrado motor 2.0 TSI, com 200 cv e torque de 28,5 kgfm. O motor utiliza um turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. Ele é uma referência do conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível) e tem sido um dos motores mais premiados internacionalmente nos últimos anos por sua avançada tecnologia, desempenho, eficiência no consumo e baixo nível de emissões de CO2.
O resultado é sensível ao menor toque no acelerador: o Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 238 km/h. Tudo isso com um consumo médio de 14, 8 km/l na estrada (referência NBR 7024).
O Novo Jetta Comfortline vem equipado com rodas de liga leve com 16 polegadas e pneus 205/55 R16, limpadores de para-brisas com variação intermitente, além de para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. O carro também possui protetor de cárter, espelhos retrovisores com acionamento elétrico aquecidos e saída de escapamento dupla.
Entre os dispositivos de segurança, o Comfortline conta com três apoios de cabeça traseiros, freios ABS, ASR, EDL, airbags para o motorista e passageiro da frente com desativação para o lado do passageiro e airbags laterais nos bancos dianteiros.
Somam-se ainda o alarme antifurto, aviso sonoro de faróis ligados, sistema Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, aviso sonoro da não utilização dos cintos de segurança, cintos de segurança frontais com pré-tensionador e cinto de segurança de três pontos para o passageiro sentado ao centro do banco traseiro. O carro conta ainda com faróis com dupla parábola, faróis de neblina e os convenientes sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.