O Paraná vai ter 18 provas de Marcas na temporada de 2017, válidas pelo Campeonato Paranaense e pelos Metropolitanos de Curitiba, Londrina e Cascavel. A informação foi confirmada pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e representantes dos clubes.
O Campeonato Paranaense vai manter a fórmula de três etapas. A abertura será no dia 9 de abril, em Curitiba. A segunda etapa será no dia dois de julho, em Londrina, e a terceira e decisiva está marcada para o dia oito de outubro, em Cascavel.
Os Metropolitanos serão em oito etapas, sendo seis em suas sedes e duas fora. Isto quer dizer que os pilotos de Cascavel terão que sair duas vezes para disputarem uma etapa em Londrina e outra em Curitiba. Os de Londrina vão a Curitiba e Cascavel e os de Curitiba para Londrina e Cascavel. Estas etapas fora serão sempre na mesma data do Campeonato Paranaense. Nas etapas disputadas fora de seus domínios, os pilotos terão desconto de 50% na taxa de inscrição.
Para se definir os campeões dos Metropolitanos, cada competidor poderá descartar uma etapa (duas provas) que disputará, sem a necessidade de participar. As outras duas provas a serem descartadas poderão ser de etapas diferentes, mas que terão participar obrigatória.
As seis etapas do Campeonato Metropolitano de Curitiba serão disputas em 12 de março, 9 de abril (junto com o Paranaense e os Metropolitanos de Cascavel e Londrina), sete de maio, dois de julho (em Londrina, junto com o Paranaense), 19 de agosto, 17 de setembro, oito de outubro (em Cascavel, junto com o Paranaense) e 12 de novembro.
O Metropolitano de Londrina será nestas datas: cinco de março, 9 de abril (em Curitiba, junto com o Paranaense), 28 de maio, dois de julho (junto com o Paranaense e os Metropolitanos de Cascavel e Curitiba), 13 de agosto, 17 de setembro, oito de outubro (em Cascavel, junto com o Paranaense) e cinco de novembro.
Já o Metropolitano de Cascavel será nestas datas: 19 de março, 9 de abril (em Curitiba, junto com o Paranaense), 28 de maio (junto com a Sprint Race), 2 de julho (em Londrina, junto com o Paranaense), 30 de julho, 13 de agosto, três de setembro e oito de outubro (junto com o Paranaense e com os Metropolitanos de Londrina e Curitiba).
O Paraná já tem datas definidas para duas provas longas tradicionais. A Cascavel de Ouro será disputada no dia 19 de novembro, no Autódromo Zilmar Beux; e as 500 Milhas de Londrina está marcada para o dia 25 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, e ainda é estudada a possibilidade da realização dos 800 Km de Curitiba.
Foto: Sérgio Sanderson/Divulgação
Texto: Luiz Aparecido da Silva/Divulgação.