O baiano Patrick Gonçalves, que disputa a temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo pelo BMW Team Brasil, viveu uma experiência única neste final de semana (12 e 13) ao participar do MINI United 2012, no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, na .
O evento reuniu campeões do MINI Challenge Cup de todo o mundo, com o total de 24 pilotos. Atual bicampeão brasileiro e campeão argentino, Patrick ficou muito satisfeito com a oportunidade e honrado por representar o Brasil na competição.
O piloto largou em oitavo lugar na primeira prova e estava em sexto, quando um problema no turbo do motor – há poucas voltas para o final – fez perder posições. Patrick foi o 14º, mesma posição em que largou na corrida seguinte.
Na segunda prova, o baiano largou muito bem e de cara ganhou cinco colocações. O piloto vinha bem, até furar um de seus pneus ao passar por cima de um detrito deixado na pista após uma batida. Patrick parou nos boxes para a troca e voltou para a corrida, terminando em 21º.
“Foi uma experiência sensacional. No treino classificatório, fiquei em oitavo e por estar com os melhores pilotos do mundo, numa pista que eu não conhecia, foi realmente muito bom”, comentou. “Na corrida, estive sempre entre os primeiros e, quando faltavam três voltas para terminar, acabei tendo um problema no turbo do motor e perdi posições”, explicou.
“Na segunda prova, já ganhei cinco posições na largada, mas passei por um detrito que furou o pneu. Parei no box e voltei mais para me divertir, pois não teria como brigar por um resultado melhor”, contou Patrick.
“Mas, sem dúvida, foi uma experiência muito gratificante. E fiquei muito honrado por representar o Brasil. Andei sempre muito bem, com pilotos que já estão mais acostumados com o campeonato, que treinam regularmente e não fosse os problemas teria conseguido um resultado melhor. Mas valeu muito e quem sabe não volto no ano que vem”, completou o piloto, que também elogiou o traçado técnico do circuito francês, a organização do evento e o grande público – 25 mil pessoas – que acompanhou o MINI United 2012.
O piloto retorna ao Brasil e já se prepara para a disputa da segunda etapa da GT Brasil, no dia 27, em Curitiba (PR). Patrick corre ao lado do gaúcho Matheus Stumpf com um BMW M3 na categoria GT4. Na 1ª etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), a dupla esteve no pódio e espera buscar agora sua primeira vitória na temporada.
Foto: Divulgação