O Autódromo de Tarumã volta ao calendário da Stock Car num momento decisivo do Campeonato Brasileiro de Stock Car. A pista gaúcha será palco da nona etapa, das 12 programadas, com uma briga acirrada pela vitória, que pode até recorrer a uma estratégia ousada, incluindo pit stop.
Esta é a previsão dos pilotos da equipe Comprafacil.com, Pedro Boesel e Antonio Pizzonia. A parada para reabastecimento deixou de ser obrigatória na atual temporada, mas a troca de pneus é facultativa. Até agora, nenhuma equipe fez uso dessa estratégia, mas os pilotos acreditam que, no circuito de Viamão, a colocação de pneus novos para a segunda metade da prova pode ser decisiva.
Com a redução das corridas de 50 para 40 minutos e o fim do reabastecimento, o “desperdício” de cerca de 35 a 40 segundos na área de boxes passou a ser inviável. Mas, dependendo da dinâmica da corrida, pode valer à pena, de acordo com Pizzonia.
“Creio que alguns pilotos vão optar pelo pit stop para troca de pneus. Temos que ficar atentos a isto, até porque aqui a parada não perde tanto tempo, com a entrada e saída de box bem rápidas. Esta deve ser uma corrida tão movimentada quanto à de Cascavel, pois muitos carros perderão muito ritmo de volta-a-volta, principalmente nos 15 minutos finais. Por isso, é muito importante encontrarmos um acerto melhor para o treino classificatório”, diz o amazonense.
Boesel acredita que as características do traçado de Tarumã, rápido e com poucas áreas de escape, somado ao fato de o campeonato estar num momento decisivo, devem contribuir para uma corrida movimentada – a exemplo do que ocorreu em Cascavel, há duas semanas.
“Foi um dia de bastante trabalho. Não tivemos nenhum problema mecânico, mas as mudanças feitas no carro não surtiram o efeito desejado. Aqui é uma pista rápida, com diferença pequena de tempo entre os carros. Por isso, precisamos melhorar o setup de classificação para largarmos na zona de pontos. O desgaste está muito grande aqui. Dificilmente vamos enfrentar os mesmos problemas de Cascavel, com estouro de pneus, mas perderemos muita tração no decorrer da prova”, diz Boesel, que correu pela última vez em Tarumã em 2009, quando venceu a corrida da Stock Junior.
Texto: Divulgação.
Foto: Luca Bassani/RF1/Divulgação.




