Teve início na manhã desta segunda-feira a primeira fase da 18ª Copa Brasil de Kart. O evento, que tem sede no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel – PR, é um dos mais importantes da temporada do kartismo nacional e reúne todas as categorias da modalidade no Brasil.
Com uma programação aglutinada em apenas três dias de pista aberta hoje os pilotos se dedicaram ao conhecimento da seletiva pista paranaense e, sobretudo, os acertos dos equipamentos para as tomadas de tempos e corridas classificatórias, que serão realizadas amanhã.
Diante de um dia típico para esta época do ano os pilotos encontraram a pista muito quente em um dia de sol e calor forte no oeste paranaense. Participam desta fase do campeonato 69 pilotos de 13 estados diferentes.
A categoria que conta com o maior número de competidores é a Super Sênior, que reúne pilotos com 45 anos ou mais. A maior característica desta classe é que em sua maioria seus praticantes tem vidas profissionais regulares como empresários ou profissionais liberais e usam o esporte como uma grande válvula de escape para as tensões cotidianas.
A mais veloz categoria do kartismo mundial, a Shifter, também ocupa esta primeira fase da Copa Brasil. Seus karts equipados com motores de quase 45 hp’s e 6 marchas estão chegando próximos a 120 km/h no trecho mais veloz do circuito e realmente chamam a atenção. Além disso, grandes feras já consagradas nas pistas internacionais como Danilo Dirani, atualmente competindo na Stock Car e Gabriel Dias, ex-piloto da F3 Inglesa, estão na disputa do título em Cascavel.
Cada classe teve a condição de participar de quatro treinos livres de 17 minutos cada e, após estas atividades, nesta terça (11) seguem para a tomada de tempos e, em seguida, duas baterias classificatórias.
Texto: Flávio Quick
Fotos: Gilmar Rose/Especial para o Carros e Corridas