Após quatro finais de semana seguidos de competição, o encerramento do Toyota Racing Series acontece entre os dias 7 e 10 de fevereiro no município neozelandês de Feilding, no circuito de Manfeild Park. Um dos representantes do Brasil na competição, Pipo Derani aparece em sexto lugar na classificação geral, com 498 pontos, e acredita que tem boas chances de brigar por uma boa colocação nesta quinta e última etapa. O grande campeão da temporada 2013 será revelado no domingo (10), com a realização da terceira corrida da rodada tripla do final de semana, quando ainda será madrugada de sábado no horário de Brasília – devido ao fuso horário de 15 horas de diferença.
Detentor de três pódios até o momento (uma vitória na etapa inaugural de Invercargill e um segundo e um terceiro lugar na etapa passada, em Hampton Downs), o piloto brasileiro é o sexto colocado, com uma diferença de 208 pontos para o atual líder, Nick Cassidy. Estreante, Derani fala da sua expectativa para esta reta final do campeonato.
“Se parar para analisar meu desempenho durante todas as etapas anteriores, tive uma rápida adaptação às pistas até agora e, isso, me ajuda a não perder muito tempo em relação aos outros competidores. Mesmo contando com os possíveis imprevistos que podem acontecer nesta etapa, quero terminar a temporada entre os top 5”, revelou o jovem de 19 anos, que corre pela Giles Motorsport.
O autódromo de Manfeild Park pode ser considerado um dos destaques do TRS, pois oferece múltiplas oportunidades de ultrapassagem e saídas de curvas rápidas, além de sua estrutura plana permitir boa visualização para o público presente. Executado em ambos os sentidos, nesta ocasião os pilotos vão percorrer os 3.030 metros do circuito fechado no sentido horário.
Nesta quinta-feira (7), já aconteceram as duas primeiras sessões de treinos livres da quinta etapa da disputa que reúne os melhores jovens pilotos de todo o mundo. Pipo ficou em sétimo na primeira sessão, e foi o 11º no segundo treino livre do dia. “Este primeiro dia em Manfeild foi bom”, resumiu Derani. O líder do campeonato, Nick Cassidy foi o mais rápido no treino 1, enquanto Alex Lynn liderou o segundo ensaio.
A programação segue na sexta-feira (8), com mais três sessões livres. As corridas 1 e 2 serão realizadas no sábado (9) e a grande final está marcada para acontecer no domingo (10), na corrida que equivale ao 58º Grand Prix da Nova Zelândia.
Foto: Bruce Jenkins -Photography/Divulgação.