Em ritmo de contagem regressiva para o maior rally do território nacional e o segundo maior do mundo, a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorport, dona dos seis últimos títulos na categoria Caminhões (2007 a 2012), se prepara para mais uma edição do Rally dos Sertões, que tem início no próximo dia 25 de julho e que termina no dia três de agosto. A bordo do F4000 Território 4×4 e com a mesma formação do ano passado, Carlos Policarpo (Suzano/SP), Romulo Seccomandi (Mogi das Cruzes/SP) e Davi Fonseca (Tatuí/SP) encaram a 21ª edição do Campeonato, que, neste ano, vai ser disputado nos Estados de Goiás e Tocantins.
O roteiro promete e o desafio é grande. Dos 4.115 quilômetros da prova, 2.488, ou 60,4%, são cronometrados, uma das maiores porcentagens da história da competição. Nesta edição, o Rally dos Sertões traz algumas novidades como: chegada e largada em Goiânia, apenas um dia de etapa Maratona (onde os competidores não podem receber apoio mecânico), os competidores ficam dois dias na mesma cidade Palmas (TO) e, ainda, o Prólogo/Super Prime já vale como a primeira etapa.
“Achei o roteiro bem interessante, do jeito que gosto com vários tipos de terrenos e dificuldades, mas a expectativa sempre é das melhores, pois estamos cada vez mais entrosados e preparados para lutar pelo bicampeonato”, afirma o piloto Policarpo, que busca o segundo título na Caminhões, apesar de a equipe ser hexacampeã.
Seccomandi também aprovou o roteiro e da responsabilidade de lutar pelo sétimo título para o time oficial da Ford Caminhões. “Somos um time muito bom, além do mais contamos com um caminhão bem valente, robusto e que nos dá confiabilidade, então vamos fazer a nossa prova e a vontade de superar mais esse desafio tornam a equipe ainda mais forte”, ressalta o navegador.
Para Fonseca, o único da equipe que coleciona seis títulos – 2007/2008/2009/2011 ao lado de Edu Piano e Solon Mendes, 2010 como Marcos Cassol e Rodrigo Mello e 2012 com Policarpo e Seccomandi – o trabalho é intenso, mas o prazer de estar em uma prova como o Sertões compensa tudo.
“Para nós mecânicos, além de competir temos de trabalhar a noite ou madrugada a dentro para deixar o equipamento em ordem para o dia seguinte. Não há descanso, mas tudo vale a pena”, completa Fonseca.
A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, conta com patrocínio da Ford Caminhões, Gafor Logística, Garrett, Cummins, Eaton, Truckvan e apoio da Suzaquim.
Texto: Divulgação
Foto: Shez/Divulgação