A montadora Renault comemorou a vitória do piloto Sebastian Vettel, da Red Bull, neste domingo (28), na Índia, o que representou a 150º vitória na Fórmula Um com seus motores. Esta foi a quarta vitória consecutiva de Vettel, o que consolidou sua liderança no Mundial de Pilotos, abrindo 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o espanhol Fernando Alonso.
Companheiro de equipe de Vettel, o australiano Mark Webber conquistou o pódio, chegando na terceira posição. Esse resultado da Red Bull consolidou ainda mais a sua liderança no Mundial de Construtores. Após passar a maior parte da prova em segundo lugar, o australiano sofreu uma perda de potência no KERS (Kinetic Energy Recovery System – Sistema de Recuperação de Energia Cinética) e, por isso, foi ultrapassado por Fernando Alonso a menos de 1,2 Km do final da corrida.
Já Kimi Raikkonen, da equipe Lotus Renault, travou uma disputa bastante com Felipe Massa, terminando a corrida na sétima colocação. Seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, cruzou a linha de chegada na nona posição.
O piloto brasileiro, Bruno Senna, da equipe Williams Renaultm, terminou a corrida na décima posição, depois de ultrapassar Nico Rosberg nas últimas voltas. Com o resultado obtido por Senna, 50% das 10 primeiras colocações, que conquistam pontos, ficaram nas mãos dos pilotos equipados com motores Renault.
Pastor Maldonado, também da equipe Williams Renault, terminou em 16º, depois de ter um pneu furado no início da prova, enquanto os dois carros da equipe Caterham Renault terminaram o GP da Índia, com Vitaly Petrov em 17º e Heikki Kovalainen em 18º.
A Renault entrou para a F1 em 1977, competindo com os seus próprios monopostos. Ela ganhou várias corridas, na condição de construtor ou como fornecedora de motores. Após o início em Silverstone, em julho de 1977, a Renault venceu pela primeira vez no GP da França, em 1979, tendo conquistado vitórias com todos os motores que desenvolveu: 1.5 litro V6 turbo, V10 3.5 e 3.0 litros e o atual V8 de 2.4 litros.
“Com esta vitória, conquistamos dois importantes números em duas corridas. Após comemorarmos a 200ª pole position na Coreia, conquistamos a 150ª vitória na F1 – em pouco mais de 500 largadas, o que representa 30% de vitórias. Estamos muitos orgulhosos, pois vencemos com todos os motores que já desenvolvemos. Desde o V6 e o V10, até o V8 atual, todos tiveram sucesso e conquistaram títulos. Isso demonstra a força e o desempenho dos motores Renault, assim como, a nossa capacidade de adaptação. Mais uma vez, queremos agradecer a todas as equipes e a todos os pilotos que nos proporcionaram a oportunidade de nos destacar”, disse Jean-François Caubet, Diretor Geral da Renault Sport F1.
Vitórias da Renault de 1979 a 2012
Vitórias por motor
1.5 V6 Turbo: 20 vitórias
3.5 V10: 38 vitórias
3.0 V10: 47 vitórias
2.4 V8: 45 vitórias
Vitórias por piloto:
Vettel: 25 vitórias
Hill: 21 vitórias
Alonso: 17 vitórias
Prost: 16 vitórias
Mansell: 15 vitórias
Villeneuve: 11 vitórias
Schumacher: 9 vitórias
Webber: 9 vitórias
Arnoux: 4 vitórias
Senna: 4 vitórias
Patrese: 4 vitórias
Boutsen: 3 vitórias
Jabouille: 2 vitórias
Herbert: 2 vitórias
Fisichella 2 vitórias
De Angelis: 1 vitória
Coulthard: 1 vitória
Frentzen: 1 vitória
Berger: 1 vitória
Trulli: 1 vitória
Maldonado: 1 vitória
Vitórias por equipe:
Williams: 64 vitórias
Red Bull: 34 vitórias
Renault: 35 vitórias
Benetton: 12 vitórias
Lotus: 5 vitórias




