Neste fim de semana (19 e 20), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), o Team SBK Ducati Perfect Motors começa a disputa pelo título 2013 do SuperBike Series Brasil, o maior campeonato de motovelocidade da América Latina. A equipe classificou seus dois pilotos, o italiano Sebastiano Zerbo e o brasileiro Diego Pretel, da categoria SuperBike Pro, para o Showdown, fase formada pelas três últimas etapas do ano (8ª, 9ª e 10ª) e que deve definir o campeão da temporada. No domingo (20), a prova vai ser exibida ao vivo pela internet, no site oficial do evento (www.superbike.com.br), no portal R7 (www.r7.com), e também no site Sóaovivo (www.soaovivo.com). A RedeTV! mostra a disputa às 15h45min.
Carlos Ludman, chefe do Team SBK Ducati Perfect Motors, está bastante animado e acredita em bons resultados na abertura do ShowDown, durante a oitava etapa. “A volta do Zerbo a tempo de participar do ShowDown motivou toda a equipe. Queremos recuperar a sequência de vitórias e participações da equipe no pódio (essa sequência foi quebrada por conta do acidente do Zerbo). Com a experiência dele, vai ser muito mais rápido encontrarmos o acerto da moto para a pista de Brasília. Além disso, ele e todo time estão bem determinados em buscar o título”, ressaltou o comandante da equipe Ducati.
Para Ludman, ter conseguido colocar os dois pilotos do time na disputa pelo título do campeonato mostra a força de seu elenco e comprova o bom desempenho da marca italiana, que, pela primeira vez, participa do SuperBike Series Brasil.
“Começamos o campeonato desacreditados pelas demais equipes e pela própria organização do evento. Ninguém pensava ser possível que as nossas motos pudessem ter um desempenho tão competitivo, já que há uma predominância por motores quatro cilíndros e entramos com nossos modelos bicilíndricos. Por essa razão, estarmos com dois pilotos representando a Ducati no ShowDown, demonstra a força da Ducati Panigale 1199, e comprova que o nosso trabalho está na direção certa. Agora, temos mais três etapas pela frente, e vamos fazer o máximo para que os nossos pilotos tenham o melhor resultado possível. Vamos buscar as vitórias”, enfatizou Ludman.
Os pilotos da equipe Ducati estão motivados para brigar pelos primeiros lugares e prometem acelerar forte o modelo Ducati Panigale 1199 R. Zerbo, com o equipamento número 81, está em terceiro no campeonato, com 520 pontos. Seu companheiro de time, Pretel (número 88) ocupa o oitavo lugar, com 513.
Sebastiano Zerbo é um verdadeiro exemplo de determinação. Depois de um incidente durante os treinos livres da sexta etapa, no início de setembro, em Interlagos, ele sofreu uma fratura exposta no tornozelo esquerdo, fato que lhe tirou da disputa paulista. Mas, mesmo assim, e ainda em fase de recuperação, o italiano vai estar em Brasília e espera poder brigar pelo primeiro título da Ducati.
“Estou ansioso para voltar a acelerar a minha moto. Vinha com um bom ritmo e um bom preparo físico, infelizmente o acidente foi mais grave do que pensei e acabei ausente das pistas nos últimos 45 dias. Só o fato estar de volta me deixa muito contente. Foram dias difíceis, cheguei a pensar que não voltaria este ano, mas graças ao trabalho e a dedicação da equipe do Dr. Márcio Kozonara, o médico ortopedista que cuidou da minha fratura, hoje estou aqui em Brasília e espero fazer uma boa corrida. Se conseguir terminar a prova já me dou por satisfeito, quero lutar pela vitória, mas não será fácil, pois ainda sinto dores. Vamos ver, em uma corrida tudo é possível”, disse
Diego Pretel também está motivado para a abertura do ShowDown e, além do título, ele busca sua primeira vitória no ano. “Cheguei a Brasília na quinta e pude constatar que a pista não está na sua melhor condição, mas isso agora não importa. O meu objetivo é fazer o melhor acerto para moto e buscar a vitória. Quero ser o primeiro brasileiro a ser campeão com uma Ducati Panigale. Não vai ser fácil esse fim de semana, todos os pilotos que estão no ShowDown têm condições de vitória e devem andar muito forte. Que vença o melhor”, comentou.
Texto: FGCom/Divulgação
Foto: Leandro Campos/Divulgação