A primeira edição do Transbahia teve sua largada na manhã desta quinta-feira, dia 30, e oficializa a estréia do maior rally de regularidade promovido no estado da Bahia. O Rally, organizado pela Adrenalina Eventos, reúne competidores de quize estados do país, divididos nas categorias Motos (Máster, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior, Novatos e Moto Rally), Quadriciclos (Graduados e Novatos) e Carros (Graduados, Turismo e Expedition).
Entre as duplas que disputam a Categoria Carros Graduados estão os experientes juizforanos Luiz Fernando Pugliesi e Fabricio Tadeu, Mário Delanda e Weidner Moreira e Wander Cortes e Matheus Mazzei, pela equipe mineira Raposas de Minas. “É uma satisfação participar da primeira edição do Transbahia, pois os melhores competidores de regularidade estão reunidos aqui.”, comentou Wander Cortes. “Queremos fazer parte do sucesso desta edição, carimbando o nome da nossa equipe entre os campões de 2011”, finalizou.
A prova com três dias de duração, deixou a capital Salvador com destino a Porto Seguro, passará antes por Santo Antonio de Jesus e Ilhéus. Ao todo, serão percorridos aproximadamente mil quilômetros. O primeiro dia terá 292 quilômetros e promete ser o mais técnico de todos, com uma grande variedade de tipo de terrenos, exigindo principalmente muito da navegação. “Serão duas etapas por dia, uma de manhã, e outra a tarde. A receita do sucesso será manter concentração o tempo todo, e buscar zerar as especiais”, explicou Weidner Moreira. “O único problema será manter a atenção focada na planilha, diante do belíssimo visual do litoral baiano”, brincou o navegador.
O Transbahia conta com a supervisão da Federação Baiana de Motociclismo e de Automobilismo e também será valido pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade para carros e quadriciclos. Os três dias de prova consagrarão os campeões brasileiros de 2011 e os campeões baianos de enduro de regularidade para motos.