Em sua primeira temporada internacional, o piloto sorocabano Fábio Fogaça (Corinthians/ Feeder/ S.Y.L. Pastilhas de Freio/ Case/ Beta Ferramentas/ Konrad Caminhões) ainda está se adaptando aos carros da Top Race V6, uma das principais categorias sul-americanas de turismo. Nesta sexta-feira (17/09), o atual campeão da Stock Jr. foi mais uma vez à pista do autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina, para as sessões de treinos livres válidas pela terceira etapa do campeonato 2010/2011. Fabinho deu poucas voltas e não pôde realizar o melhor acerto em seu Ford Mondeo número 100, que carrega as cores do Corinthians no torneio
Para o piloto, a estratégia é usar o treino de sábado pra acertar o equipamento e arriscar uma boa posição de largada. “Essa pista é uma das mais difíceis do calendário. Estou aprendendo ainda os pontos desse traçado e meu carro ainda não está 100%. Faltam uns detalhes do acerto, ainda temos de melhorar para ficar entre os ponteiros. Acabei escapando numa das curvas e tive de voltar aos boxes. Por conta disso, vamos acertar os detalhes e guardar a munição para amanhã (sábado) e arriscar na classificação pra poder largar bem. Mas o importante será pontuar na corrida”, revelou Fogacinha.
Fabinho Fogaça precisa largar das dez primeiras filas para evitar as batidas do meio do pelotão, comuns nessa categoria, uma das mais difíceis do automobilismo sul-americano.
“Ele ainda precisa melhorar a tocada. Os pilotos aqui são bem agressivos e é comum ter nomes mais badalados como o Gastón Mazzacane e o Esteban Tuero, que passaram pela Fórmula 1, andarem lá atrás. O Fabinho não conhece o traçado, e isso dificulta um pouco as coisas, hoje vamos fazer mais alguns acertos para conseguir uma boa classificação”, comentou o pai de Fabinho, o ex-piloto de Fórmula Truck Djalma Fogaça. “Espero que a boa fase do Corinthians no Campeonato Brasileiro de futebol passe para ele. Aqui, com essa competitividade toda, largar entre os 20 primeiros já é lucro”, completou Djalma.
Neste final de semana a Top Race V6 irá dividir as pistas com a Fórmula Truck, categoria brasileira de caminhões, que terá sua etapa internacional disputada também em Buenos Aires, mas em outro traçado dentro do circuito do autódromo Oscar y Juan Gálvez.
O calendário de provas da temporada 2010-2011 da Top Race terá 14 etapas, sendo seis delas em 2010. A temporada continuará no ano seguinte e as oito etapas restantes serão anunciadas oportunamente:
19 de setembro – Buenos Aires.
17 de Outubro – La Rioja.
21 de Novembro – General Roca, Río Negro.
12 de Dezembro – Paraná, Entre Ríos.
Confira a programação do fim de semana:
Sábado – 18 de setembro
11h40 às 12h10: 3º Treino Livre – Todos Juntos (30 minutos)
15h40 às 16h40: Classificação (1 volta lançada por piloto/ saída cada 30 segundos)
17h45 às 18h: Sprint Top Race (20º ao 40º colocado/ 6 voltas)
18h15 às 18h30: Super Sprint Top Race (1º ao 19º colocado/ 6 voltas)
Domingo – 19 de setembro
13h40 às 14h25: Final Top Race (22 voltas ou 45 minutos)