Começa no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em Interlagos, a nova temporada do Itaipava Trofeo Maserati, categoria que volta a promover um campeonato nacional, depois de um ano com etapas disputadas apenas no principal autódromo do Brasil, em São Paulo (SP). O calendário contará com provas também em outras cidades como Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR) e Santa Cruz do Sul (RS). O que faz da programação a principal, mas não a única, novidade para 2009.
O formato das corridas mudou bastante. Agora, o fim de semana terá apenas uma prova, com duração de 50 minutos (antes, eram duas, ambas com 25 minutos). Essa mudança permitiu aos organizadores introduzirem um atrativo capaz de trazer mais emoção às etapas: o pit stop obrigatório. A fórmula, já adotada com sucesso por outras categorias, como a Stock Car, exigirá maior atenção dos pilotos com a estratégia, além de aumentar a importância trabalho dos mecânicos nas corridas.
A diferença para as demais categorias será a proibição do reabastecimento nas corridas do Itaipava Trofeo Maserati. Durante o pit stop, estarão liberadas apenas as trocas de pneus e, no caso das duplas, as mudanças de pilotos. Para apresentar as novidades ao público, a categoria garantiu transmissão ao vivo da primeira etapa para todo o Brasil pela Record News, neste domingo (8), às 14h00. Mas para quem for ao autódromo o show começa um pouco mais cedo, com atividades programadas a partir das 9h00.
Nesta temporada, o calendário foi definido em conjunto com a GT3 Brasil, permitindo que um único evento possa reunir as principais categorias de carros esportivos do País. A única exceção será exatamente a etapa de abertura do campeonato, que o Itaipava Trofeo Maserati fará em separado, até pela extensa programação preparada para domingo, em Interlagos, que inclui desfile dos Chamonix Cars e Show de Drift, além da corrida principal, repleta de mudanças em relação ao que se viu em 2008.