O Ford Ka entrou para o seleto clube de veículos com mais de um milhão de unidades produzidas no País. Em suas três gerações, o hatch compacto se consolidou como um dos líderes de vendas do mercado brasileiro, mudou de segmento, passou por grandes transformações e tornou-se global, com projeto desenvolvido no Brasil. Hoje o modelo produzido na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.
A mudança radical do Ka nos seus 20 anos de história no País é um caso único dentro da indústria automobilística. Nascido como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas revolucionárias, se transformou em um compacto familiar global de volume, desenvolvido no Brasil para atender uma faixa ampla de consumidores.
A linha introduziu também seguidas novidades nos motores, nos equipamentos e versões especiais que contribuíram para impulsionar o seu sucesso, conquistando vários prêmios e uma grande legião de fãs.
A primeira geração do Ka, lançada no Brasil em 1997, representou o primeiro passo da renovação da marca no País, tanto no aspecto industrial como de imagem. Para produzi-lo, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, passou por uma completa modernização da linha de montagem.
Primeiro subcompacto brasileiro, também foi o veículo que estreou o design “New Edge” da Ford, com formas arrendondadas inovadoras e nome inspirador – que significa, em egípcio, “espírito que anima todos os seres vivos”. Com as características de facilidade de manobra, economia de combustível e desempenho dos motores 1.0, de 51 cv, e 1.3, de 60 cv, da família Endura-E, foi logo muito bem aceito no mercado.
Em 2000, a linha ganhou o motor Zetec RoCam de 65 cv. Em 2002 o hatch passou por uma reestilização traseira, feita exclusivamente para atender o gosto dos consumidores locais, com pára-choques de linhas retas, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais.
A segunda geração, em 2008, trouxe a primeira grande mudança. A carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros, mantendo a configuração de três portas. Junto com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, introduziu diferenciais interessantes no segmento de entrada, como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do porta-malas e travamento automático das portas a 15 km/h. Na linha 2012, passou por uma leve reestilização na grade dianteira e na lanterna traseira.
A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014 com projeto totalmente novo e global. Montado no complexo da Ford em Camaçari, na Bahia, com carroceria de quatro portas e espaço maior para cinco passageiros, o modelo inovou também na tecnologia, na oferta de equipamentos e nos motores. Além do 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, produzido na nova fábrica inaugurada na Bahia, passou a oferecer o Sigma 1.5 de 110 cv, com vários aprimoramentos para o desempenho e a economia.
Entre outros itens, o novo Ka foi o primeiro da categoria a vir de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto e som com comandos de voz e Bluetooth. E inovou também nos opcionais, com a oferta de controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade SYNC com assistência de emergência e sistema AppLink para aplicativos de celular.
O Ka teve também versões especiais, entre eles, destacam-se o Ka XR 1.6, esportivo completo, o Ka Black, edição limitada de luxo com bancos de couro e outros equipamentos, o Ka Action 1.6 e o Ka MP3, com ênfase na tecnologia de som e no estilo jovem. O Ka Camaleão, inspirado no carvanal, foi outra edição limitada. Em 2008, na segunda geração, trouxe a série especial Tecno com aparelho de som MyConnection e rodas de 14 polegadas. Logo depois, veio a versão ST, com pacote de itens esportivos. Em 2010, foram lançados os pacotes Trail, com acessórios de apelo aventureiro, e ST, de estilo urbano. Em 2011, chegou a versão Sport 1.6, com faixas esportivas e acabamento diferenciado.
Confira a linha evolutiva do Ford Ka:
1996 – A Ford inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a linha de montagem modernizada para produção da primeira geração do Ka.
1997 – Início de venda da linha no Brasil.
2000 – Introdução do motor 1.0 Zetec RoCam, de 65 cv.
2001 – Lançamento linha 2002 com a versão esportiva Ka XR, com motor Zetec RoCam 1.6, e a edição limitada Ka Black.
2002 – Lançamento da linha 2003, com a versão de entrada Ka One e a esportiva Ka Action 1.6.
2003 – A linha comemora 200.000 unidades vendidas e renova o estilo com mudanças na grade dianteira e console central.
2005 – Lançamento das séries especiais Ka MP3, com toca-CD MP3, e Ka Camaleão.
2008 – Lançamento da segunda geração no Brasil, modelo 2009, com nova carroceria de design Kinetic, espaço para cinco passageiros e motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 Flex. Em agosto, foi completada com a versão Tecno, com aparelho de som My Connection.
2009 – Lançamento da versão ST, com pacote de itens esportivos.
2010 – A linha comemora a venda de 500 mil unidades no Brasil e lança os kits Trail, com acessórios de estilo aventureiro, e ST, de estilo urbano.
2011 – Lançamento do Ka 2012 com estilo renovado e grade dianteira trapezoidal, seguindo o design Kinetic II, da versão Sport 1.6 e dos kits Storm e ST. A linha atinge a produção de 750 mil unidades.
2012 – Produção atinge 850 mil unidades no Brasil.
2013 – A linha passa a oferecer novas opções de cores, com a tecnologia de pintura de alto teor de sólidos.
2014 – Lançamento da terceira geração, com projeto global desenvolvido no Brasil, novos motores 1.0 TiVCT de três cilindros e Sigma 1.5. Entre outros prêmios, foi eleito o “Carro do Ano”.
2015 – O novo Ka é o carro 1.0 mais vendido do Brasil.
2016 – O novo Ka começa a ser exportado para a Argentina.
2017 – Lançamento da versão aventureira Ka Trail e comemoração de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.