Acompanhe a sétima edição da coluna Universo em Duas Rodas, um espaço sobre motos, e motociclistas assinado pelo jornalista Silvio Augusto.
Neste inicio de ano fomos pegos, não totalmente de surpresa, por antipáticos aumentos divulgados pelo governo e já que meio esperados por todos nós em diversos produtos, dos mais variados setores. Um deles ganhou disparado – o preço da gasolina – tem mexido com os brios dos brasileiros e provocado mudanças no comportamento, a ponto daqueles que nunca pensaram em ter uma moto para o seu dia a dia com o objetivo de gastar menos com o combustível, pensarem em comprar uma. Esse fato fez com que aumentassem ainda mais as vendas de motocicletas no país, principalmente nos modelos de baixas cilindradas como as 125cc e 150cc, inclusive por quem não é habilitado. A compra de motos é importante e válida, claro, mas o que me preocupa é que tipo de pessoas vai pilotar; talvez aquelas que não tenham a mínima noção de segurança no trânsito – como já existe e presenciamos isso todos os dias nas ruas e avenidas -; motociclistas que não tem compromisso e respeito, que sobem calçadas e não usam os mínimos acessórios de proteção e ainda aqueles que não são habilitados e trafegam livremente. Então deveria haver um esforço em conjunto no sentido de uma fiscalização mais rígida das autoridades competentes juntamente no sentido de educar e promover a pilotagem defensiva. Ah, sem esquecer que o ideal mesmo seria o governo rever o aumento exorbitante do preço da gasolina (utopia, amigos! Melhor esperar sentado, por que em pé cansa).
A Honda comemora mais um sucesso de vendas no mercado nacional. Segundo relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) referente ao mês de janeiro, a nova Honda CB 650F, mesmo sendo mais cara (a partir de R$ 30.378), já vende mais que a CB 500F (preço sugerido de R$ 23.053).
De acordo com o balanço da entidade, foram emplacadas 366 unidades da Honda CB 650F, contra 268 da CB 500F. No terceiro lugar do ranking aparece a Yamaha XJ6 vendida (a partir de R$ 28.890), com 172 unidades emplacadas, seguida pela Yamaha MT-09 (R$ 35.990), com 126 e pela Kawasaki Z800 comercializada (a partir de R$ 33.390), com 77 unidades. Vale destacar que dentre os cinco modelos mais emplacados, apenas a Honda CB 650F e a Kawasaki Z800 apresentaram crescimento em relação ao mês de dezembro, quando emplacaram 277 e 52 unidades, respectivamente. Por sua vez, a MT-09 já lidera entre as nakeds de alta cilindrada.
A Honda também lidera as vendas no mercado no estilo naked com a CB 1000, seguida da Kawasaki Z1000, Suzuki GSR 750, Triumph Street Triple e a Honda CB 600F.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) divulga que o estado do Paraná é um dos últimos do ranking tanto em acidentes envolvendo motos quanto em crescimento do setor. De acordo com a entidade a frota é de 1.308.158 motocicletas em circulação.
Isso mostra a maturidade e responsabilidade do motociclista paranaense, que se preocupa com a segurança no trânsito investindo em equipamentos de proteção individual (EPIs). Devemos aqui no Ceará seguir o exemplo. Só quem vai sair ganhando somos nós, motociclistas.
Lançamento – Para nós que gostamos de motos, quanto mais lançamentos melhor. A Traxx começou a produzir em fevereiro a linha Tss de 250, 160 e 150cc.
A primeira a ser produzida foi a Tss 250, voltada para o uso urbano, acompanhada de lanternas grandes e pisca em LED. O painel apresenta mix digital e analógico. Vem equipada com um motor monocilíndrico alimentado por injeção eletrônica e arrefecido a óleo, freio a disco nas duas rodas..
Salão – Depois de dez anos uma cidade do Nordeste, no caso Fortaleza-CE, recebe de cinco a sete de março o oitavo Salão Itinerante das Motopeças, organizado pela Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), no Centro de Eventos do Ceará, Salão Jericoacoara – Pavilhão Oeste, trazendo novidades de mercado, lançamentos, onde serão proporcionadas trocas de experiências e a oportunidade de excelentes negócios. Vale a pena conferir! O evento funciona na quinta (05) e sexta (06) das 15 às 21 horas e no sábado sábado (07), das 15 às 20 horas.
Aniversário – Eu sou fã dessa máquina, que só falta voar! Nascia, em fevereiro de 1985, a VMax – a japonesa da Yamaha, que virou um ícone entre as motos de altas cilindradas e mexeu com aqueles que curtem a alta adrenalina. A VMax engloba dois modelos: um custom e a ciclística de naked esportiva.
Um dos maiores responsáveis pelo sucesso foi o motor V4 de 1.200 cc, herdado da touring Venture Royale. Na época, ele era capaz de gerar 143 cv de potência, nada tão absurdo, mas proporcionava aceleração impressionante, logo nos primeiros giros, quase a totalidade dos 8,5 kgfm de torque. Hoje o novo modelo chegou ao mercado quase que inalterado e trouxe novidades como o tanque abaixo do assento e com bocal escondido. O novo propulsor agora rende até 200 cv de potência (a 9.000 rpm) e 17 kgfm de torque (a 6.500 giros). Para manter o espírito de moto “crua” e arisca, controle de tração e outras assistências ficaram de fora da lista de equipamentos. Só o sistema ABS (antitravamento) nos freios foi incorporado
Para comemorar a data, a Yamaha apresentou na Europa uma versão especial batizada de Carbon, fabricada com peças em fibra de carbono e escapes com diâmetro menor que os originais, que lembram a primeira geração do modelo.
Passeios – O HOG Ceará grupo formado por proprietários de Harley Davison, está promovendo um Bate&Volta próximo para sábado, sete de março. O destino é Guaramiranga cidade serrana que fica a 120 quilometros de Fortaleza-Ceará.
Informações pelo site www.newroadh.com.br e pelo telefone 3133 4750. Outra opção acontece nos dia 14 e 15 de março para Luzilândia PI, onde acontece uma programação com muito rock and roll. SE você sair daqui de Fortlaeza, será Bate&Fica!
Informações (86)99303513 (86) 81625709.
Escreva para o colunista: silvioaugustosvm@gmail.com
Texto: Silvio Augusto.
Fotos: /Divulgação.