Mais um experiente piloto de currículo internacional foi confirmado, nesta segunda (10), para participação especial na abertura da temporada da Stock Car, que vai ser disputada em duplas no próximo dia 23, em Interlagos. A Shell Racing anunciou como dupla de Valdeno Brito o holandês Jeroen Bleekemolen, bicampeão mundial da Porsche Supercup, categoria preliminar da F-1.
Além da experiência neste campeonato bastante competitivo, Bleekemolen acumula participação em mais de 20 categorias internacionais, tais como A1GP, F3, AMLS, FIA GT, DTM, V8 Australiana e 24 Horas de Le Mans, lendária corrida de longa duração na qual ele foi campeão em 2008 pela LMP2.
“Fiquei muito contente com o convite da Shell Racing para competir na Stock Car, categoria bastante profissional e competitiva e que acompanho nos últimos anos. Sempre tive vontade de participar da Stock e vai ser ainda mais especial por ser uma prova em Interlagos, um circuito de tantas histórias e onde nunca corri”, diz Bleekemolen.
A escolha foi destacada por Valdeno Brito, que foi companheiro de equipe do holandês em uma participação especial na Porsche Supercup na preliminar do GP da Bélgica de Fórmula Um, em 2009. O brasileiro foi um dos destaques: foi sétimo e melhor estreante, enquanto Bleekemolen venceu a prova.
“Naquela corrida em Spa, fiquei bastante impressionado com a velocidade dele, que é bicampeão mundial de uma categoria tão competitiva, como a Porsche Supercup, além de uma vitória em Le Mans, que é um sonho para qualquer piloto. Tenho certeza de que a experiência dele em diversas categorias internacionais vai ajudar para uma rápida adaptação ao carro da Stock Car”, diz Valdeno.
Desta forma, a Shell Racing vai ter duas duplas com estrangeiros em Interlagos, já que Popó Bueno corre com o argentino Gabriel Ponce de León, tricampeão da TC-2000. “Temos certeza de que vamos estar competitivos com os dois carros, tendo dois pilotos convidados com muita experiência em categorias de grande nível internacional. Estamos também fazendo nossa parte na oficina da AMattheis, treinando pit stops já que a parada também vai ter um papel fundamental nesta corrida de Interlagos”, diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.
Além da troca de pilotos, a parada no box também vai contar com a troca de pneus e o reabastecimento de Shell V-Power Etanol, combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as equipes. Os treinos vão ser disputados a partir da sexta, dia 20. A corrida acontece no domingo (22), com transmissão ao vivo pela TV Globo dentro do Esporte Espetacular.
Texto: Raízen/Divulgação
Foto: Rafael Gagliano/Hyset/RF1/Divulgação