Com um grande público no reformado autódromo de Cascavel (PR), a oitava etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car, foi disputada neste domingo (16) e teve como vencedor o piloto Valdeno Brito.
A torcida lotou as arquibancadas para ver o retorno da Stock Car à cidade depois de 20 anos de ausência. Os 3.058 metros desafiaram os pilotos que tiveram muito trabalho por conta do desgaste excessivo do pneu traseiro direito que acabou tirando muitos competidores da prova.
Átila Abreu, que largara na pole, teve esse pneu furado e foi obrigado a parar nos boxes e cair várias posições. Após a troca de pneus, Átila mostrou determinação e fez uma corrida de recuperação surpreendente e, a cada volta, crescia na corrida e galgava posições importantes até terminar na quarta posição.
O paraibano Valdeno Brito vence sua segunda corrida na temporada, sua quinta conquista na Stock Car e mostra que está dentro da disputa pelo título. “Carro campeão, foi dia de poupar pneus no começo e andar forte no fim. O carro estava fantástico, parabéns para toda a equipe. Obrigado”, disse Valdeno pelo rádio de comunicação ao cruzar a linha de chegada.
Júlio Campos, foi o segundo; Allan Khodair, o terceiro; Átila Abreu, o quarto; e Nonô Figueiredo, o quinto.
A Corrida:
O fim do exílio de 20 anos da veloz e desafiadora pista de Cascavel na Stock Car não poderia ter sido mais caótico. Em uma prova repleta de problemas com os pneus, notadamente o direito traseiro, um acidente sério que provocou a entrada do carro de segurança e um episódio bizarro estrelado pelo tetracampeão e líder Cacá Bueno, o paraibano Valdeno Bueno conquistou sua segunda vitória na temporada e a quinta na categoria. À margem dos problemas que afligiram grande parte dos colegas, o piloto da Shell Racing saiu em 4º, assumiu a ponta no meio da corrida e manteve sempre uma confortável vantagem sobre o paranaense Júlio Campos (Carlos Alves Competições). Vencedor das duas etapas anteriores, Allam Khodair (Vogel) completou o pódio.
O grande público que lotou as arquibancadas do autódromo do oeste paranaense viu uma corrida movimentada desde o início. Os pilotos da Medley/Full Time foram envolvidos em toques na largada que comprometeram seus resultados. “Acho que me encontrei com o Giuliano Losacco”, explicou Xandinho Negrão, obrigado a fazer a troca do pneu traseiro esquerdo e 21º na bandeirada final. Ao mesmo tempo, o companheiro Felipe Maluhy ficou com o volante torto depois de receber uma batida. Mesmo com o ritmo diminuído e sem a utilização plena do botão de ultrapassagem, já que optou por sua utilização nos treinos classificatórios, Maluhy ainda salvou nove pontos com o 12º lugar.
O maior prejudicado pelos problemas que afetaram os pneus foi o pole Átila Abreu. Ele tomou a ponta e parecia não ter rivais, até que também precisou trocar o pneu traseiro destruído. Mas não desanimou e voltou dos boxes com um ritmo impressionante que o levou até às franjas do pódio, com um 4º lugar comemorado pela equipe AMG. “Foi uma pena o acidente com o Xandinho, porque ele vinha virando muito parecido com o Átila e o Khodair e poderia ter terminado bem na zona de pontos”, afirmou Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley Full Time.
O líder Cacá Bueno e o vice Ricardo Maurício passaram um domingo difícil. Cacá vinha em plena recuperação de uma largada ruim e corria no pelotão da frente quando escapou para a brita e precisou do resgate para desatolar o carro. De volta aos boxes com o pneu furado, retornou à pista com a mangueira de ar pendurada no aerofólio traseiro e teve de fazer uma nova parada para remover o equipamento, sepultando de vez suas chances. Maurício também rodou e saiu para a área de escape por causa do estouro do pneu, mas conseguiu sair sem auxílio. A perda do tempo para a troca, no entanto, acabou com sua prova.
Alguns pilotos precisaram fazer até duas trocas dos pneus traseiros direitos. De acordo com uma fonte da Goodyear, fornecedora exclusiva da categoria, o traçado desconhecido e as características da pista, com inclinação e curvas de raio longo, acrescentaram um componente de imponderabilidade para o acerto dos carros. “Algumas equipes tiveram problemas, outras não. De qualquer forma, vamos investigar as causas de tantos problemas”, assegurou. Além da romaria incessante rumo aos boxes para a troca dos pneus, a etapa foi marcada também pelo forte acidente entre Giuliano Losacco e Eduardo Leite. Apesar da violência do impacto, os pilotos escaparam ilesos.
O resultado da 8ª etapa da Stock Car:
1 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – 37 voltas em 41min57s669
2 – Julio Campos – Carlos Alves Comp. – Peugeot – a 4s270
3 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 6s102
4 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 12s958
5 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 14s595
6 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 15s293
7 – Galid Osman – BMC Racing – Chevrolet – a 16s878
8 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 20s007
9 – Vitor Meira – Officer ProGP – Chevrolet – a 21s083
10 – Lico Kaesemodel – RCM Motorsport – Chevrolet – a 21s959
11 – Diego Nunes – Hot Car Competições – Chevrolet – a 22s839
12 – Felipe Maluhy – Medley Full Time – Peugeot – a 27s979
13 – Rodrigo Sperafico – Prati-Donaduzzi Racing – Peugeot – a 29s152
14 – Pedro Boesel – Comprafacil Nascar JF – Peugeot – a 30s187
15 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – a 31s364
16 – Thiago Camilo – RCM Motorsport – Chevrolet – a 1 Volta
17 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 1 Volta
18 – Patrick Gonçalves – Carlos Alves Comp. – Peugeot – a 1 Volta
19 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 1 Volta
20 – David Muffato – Itaipava Racing Team – Peugeot – a 1 Volta
21 – Xandinho Negrão – Medley Full Time – Peugeot – a 1 Volta
22 – Ricardo Zonta – Linea Sucralose – Chevrolet – a 2 Voltas
23 – Popó Bueno – Linea Sucralose – Chevrolet – a 3 Voltas
24 – Luciano Burti – Itaipava Racing Team – Peugeot – a 4 Voltas
25 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 4 Voltas
Não completaram:
Antonio Pizzonia
Denis Navarro
Giuliano Losacco
Eduardo Leite
Ricadro Sperafico
Campeonato:
1 – Cacá Bueno – 115
2 – Ricardo Maurício – 112
3 – Daniel Serra – 99
4 – Max Wilson e Valdeno Brito – 94
6 – Átila Abreu – 92
7 – Thiago Camilo – 91
8 – Julio Campos – 87
9 – Nonô Figueiredo – 85
10 – Allam Khodair – 82
11 – Luciano Burti – 72
12 – Lico Kaesemodel – 57
13 – Marcos Gomes – 56
14 – Galid Osman – 55
15 – Denis Navarro – 51
16 – Duda Pamplona – 51
17 – Diego Nunes – 44
18 – Antônio Pizzonia – 42
19 – David Muffato e Ricardo Sperafico – 35
21 – Ricardo Zonta – 33
22 – Xandinho Negrão e Pedro Boesel – 31
24 – Rodrigo Sperafico – 30
25 – Felipe Maluhy e Vitor Meira – 28
27 – Popó Bueno e Tuka Rocha – 20
29 – Eduardo Leite – 10
30 – Alceu Feldmann – 9
31 – Giuliano Losacco – 7
32 – Patrick Gonçalves – 4
33 – Diego Freitas – 3
34 – Bruno Junqueira – 2:
Com informações da MF2
Foto: Divulgação.