Atuais vice-líderes da Copa do Mundo da FIA de Rally Cross Country, os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin embarcam amanhã para a Espanha – sede da quarta etapa da temporada 2012 -, com motivação extra. Após obter dois segundos lugares nos três rallys já disputados este ano a dupla do Divino Fogão Rally Team pode assumir a liderança na tabela de pontos do campeonato se vencer o Baja España Aragón, que acontece de sexta-feira a domingo. O alto número de inscritos – 75 automóveis, 16 caminhões e 40 motos -, promete um bom espetáculo e um importante ingresso de recursos na economia local, que vive as consequências da crise econômica que afeta a Espanha e outros países da Comunidade Européia.
Passadas três etapas – Itália, Abu Dhabi e Catar -, Reinaldo Varela sente-se mais tranquilo para avaliar as reais possibilidades da dupla com vistas à conquista do título da categoria T2, triunfo que ele já obteve em 2001 ao volante de um Troller. Segundo o piloto, o maior obstáculo ao longo da temporada deverá ser a tripulação formada pelo ucraniano Vadym Nesterchuk e o francês Laurent Lichtleuchter:
“Eles pontuaram nas três etapas disputadas até agora e contam com um equipamento que anda bem em provas curtas, caso do Baja Aragón. Mesmo sem pontuar na prova da Itália temos 12 pontos a mais do que eles na tabela de pontos graças aos dois segundos lugares que conseguimos em Abu Dhabi e no Catar. Mas é bom lembrar que temos muito chão pela frente”.
Para o navegador Gustavo Gugelmin, que faz este ano sua primeira temporada internacional, as três etapas já disputadas deram bons subsídios para analisar as chances da dupla e conhecer o nível dos concorrentes:
“Já superamos aquela fase de inicial de medir o potencial dos outros competidores em relação ao nosso desempenho já está superada e confirmamos que temos chances reais de conquistar bons resultados. Temos um carro de ponta que nos permite lutar em plena igualdade com todos os participantes da nossa categoria, eu e o Varela nos entendemos muito bem a bordo e temos claro que a regularidade nos resultados é o nosso norte para terminar o ano bem classificado.”
O rally Baja España Aragón será disputado em uma região situada a meio caminho entre Madrid e Barcelona e seu trajeto mescla áreas semidesérticas com regiões de irrigação artificial e exploradas pela agricultura local. A lista de inscritos inclui mais uma dupla brasileira, formada por Marcos Moraes e Du Sachs, que também usam um modelo Mitsubishi Pajero preparado pela RalliArt Italia, equipe que representa a marca japonesa nesse país, além do francês Stephane Peterhansel, que vai pilotar um Mini em parceria com seu compatriota Jean-Paul Cottret. A presença de Peterhansel é vista como um preparativo para sua participação no Rally dos Sertões, que acontece em agosto no Brasil.
Foto e texto: Beeprees/Divulgação.