Por Giovanni Romão – No GP do Japão, o inglês Jenson Button ofuscou um pouco a festa do bicampeonato de Sebastian Vettel ao vencer a prova. Neste domingo, dia 16 de outubro, uma semana depois de se tornar o mais jovem bi-campeão da Fórmula 1, o alemão conseguiu coroar seu título na temporada 2011 vencendo o GP da Coreia do Sul.
O segundo colocado na prova foi o inglês Lewis Hamilton, seguido pelo australiano Mark Webber, que fechou o pódio em terceiro. Na quarta colocação ficou Jenson Button, com a dupla da Ferrari logo atrás, com Fernando Alonso e Felipe Massa, respectivamente. Jaime Alguersuari garantiu a sétima colocação e Nico Rosberg foi o oitavo, Sebastien Buemi em nono e Paul di Resta em décimo.
Os outros dois brasileiros fizeram uma prova discreta: Rubens Barrichello fechou na 12ª colocação e Bruno Senna foi o 13º.
A Corrida
Na largada da prova, em um primeiro momento, Hamilton conseguiu manter a ponta, mas acabou perdendo a posição para Vettel ainda na primeira volta. Mais atrás, Massa chegou a pular de quinto para terceiro, mas acabou ultrapassado por Webber. Quem não largou bem foi Button, que despencou de segundo para sexto, enquanto Alonso se colocou na quinta colocação.
No pelotão intermediário, quem não fez um bom início de corrida foi Bruno Senna, que caiu de 15º para a 19ª posição. Na volta de número 5, alguns bingos finos começaram a cair sobre o circuito, enquanto algumas nuvens negras cercavam a região do autódromo.
A primeira rodada de pits começou na volta 11, com Paul di Resta, Kamui Kobayashi e Rubens Barrichello. Dos líderes, os primeiros a entrarem nos boxes foram Button e Rosberg. O alemão ganhou a posição no pit, perdeu no retorno à pista, mas recuperou na curva seguinte. Depois vieram Webber e Massa. Os últimos no pit foram Hamilton, Alonso e Vettel.
Logo após a primeira rodada de pit, Vitaly Petrov perdeu o ponto de freada na segunda curva do circuito e acabou atropelando o carro do Schumacher. O acidente provocou o abandono dos dois pilotos e a entrada do safety-car na pista. Neste momentos, as dez primeiras colocações estavam assim: Vettel, Hamilton, Webber, Button, Rosberg, Massa, Alonso, Alguersuari, Di Resta e Sutil.
Após a saída do carro de segurança, a grande disputa ficou reservada entre Rosberg, Massa e Alonso. O brasileiro ganhou a posição do alemão da Mercedes na volta de 27, depois de uma linda disputa, trazendo Alonso junto com ele. Após a disputa, Rosberg puxou para boxes para a segunda para da de pit.
No giro 34, começou uma boa disputa entre Hamilton e Webber. No final, os dois foram juntos para os boxes e o inglês voltou na frente. Os dois voltaram para a pista ainda na disputa. Na sequência, pararam Vettel, Button e Massa. O espanhol Alonso se manteve na pista por mais cerca de quatro voltas, liderando a prova. Quando retornou à pista, Alonso ganhou a posição para cima de Massa. Após a segunda rodada de pit, as posições estava assim: Vettel, Hamilton, Webber, Button, Alonso, Massa, Rosberg, Alguersuai, Di Resta e Seibastien Buemi.
Na sequência nenhum outro acontecimento marcou a prova, exceto a disputa entre Hamilton e Webber que seguiu se arrastando, quando na volta 48 o australiano conseguiu ganhar a segunda colocação na primeira curva do circuito, mas Hamilton recuperou na curva seguinte. E assim a prova seguiu até a bandeirada final.
Temporada
A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 28 de outubro com os primeiros treinos livres para o GP da Índia.
Confira o resultado do GP da Coreia:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 2
3) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2
4) Jenson Button (ING/McLaren), 2
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2
7) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 2
8) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2
9) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 2
10) Paul di Resta (ESC/Force India), 2
11) Adrian Sutil (ALE/Force India), 2
12) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 2
13) Bruno Senna (BRA/Renault), 2
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 2
15) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 2
16) Sergio Perez (MEX/Sauber), 3
17) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 2
18) Timo Glock (ALE/Virgin), 2
19) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 2
20) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 2
21) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT), 3
Não completaram a prova
Pastor Maldonado (VEN/Williams), 4
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2
Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 1
Fonte: F1Mania.net
Fotos: Getty Image








