Acompanhe no Carros e Corridas mais uma coluna do piloto Helio Castroneves.
Pessoal, vou ser sincero. Se eu já estava animado com o Dallara DW12 Chevrolet, depois das primeiras voltas em Sebring, agora estou mais animado ainda. Vocês se lembram que eu contei aqui que meu primeiro contato com o novo carro foi com aquele modelo da Chevrolet, o mesmo que vários pilotos puderam experimentar à medida que as equipes se definiam quanto a motorização. A Dallara entregou um carro para cada marca de motor (Honda e Lotus também) para que as atividades pudessem ser iniciadas o quanto antes.
Mas, na semana passada, durante três dias, pude voltar a Sebring e andar já com o meu próprio carro, o #3 do Team Penske, que utilizarei durante toda a temporada. Foi um período de muito trabalho e de muita conversa com o pessoal da equipe, meu engenheiro Ron Ruzewski e os técnicos da Chevrolet. Sem dúvida, foi de extrema importância para o desenvolvimento geral do equipamento como um todo.
Fizemos todas as simulações e medições possíveis para que, na fábrica, todo esse volume de informação se junte aos obtidos nos treinos anteriores para que o carro, ao retornar para a pista ainda neste mês de fevereiro, já venha dotado de tudo o que foi possível ser desenvolvido até aqui.
Tem gente que pode achar essa rotina meio chata, mas eu adoro. Alguns até me chamam de “porteiro de autódromo”, pois sou sempre um dos primeiros a chegar e dos últimos a sair. É uma fase deliciosa porque você vai experimentando, criando soluções, avançando e recuando de acordo com o comportamento do carro. Como existem limitações de testes durante o ano, por força dos esforços da IndyCar em diminuir os custos, então, temos de aproveitar essa fase da melhor maneira possível. Assim, nossa programação prevê mais testes em Sebring e também no Barber Motorsports Park, no Alabama, ainda em fevereiro.
Gente, o Rubinho Barrichello foi 10, 11, 12 … sei lá. O cara andou muito bem e tenho certeza que adorou a IndyCar. Agora é ver qual será a decisão dele. Se depender da torcida de todos nós, já está dentro! E por falar em torcida, estive no final de semana em Indianapolis para ver o Super Bowl, a final do futebol americano (NFL) e adorei. Foi um evento de tirar o fôlego. A equipe do New York Giants está de parabéns pelo título e os jogadores do New England Patriots, apesar da derrota, foram lutadores até o fim. De quebra, tive uma participação rápida na sensacional transmissão ao vivo que a ESPN Brasil fez de Indianapolis, como dizem os jornalistas, “in loco”. O trabalho do Everaldo Marques, do Paulo Antunes e de toda a equipe foi da melhor qualidade. Parabéns a todos.
Abraço aos amigos, obrigado pelo carinho e deixo aqui meu Twitter (@h3lio) e e-mail (press@heliocastroneves.com).
Até a próxima semana! Vamos que vamos!!!
Helio Castroneves
Siga Helio Castroneves no Twitter: www.twitter.com/h3lio e press@heliocastroneves.com
Fotos: Steve Swope/Team Penske