Após classificar-se na oitava posição, durante a classificação para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, realizada neste sábado (06), no mítico autódromo de Monza, Gabriel Bortoleto vai mesmo largar, no domingo (07), do sétimo posto. A boa notícia para o brasileiro deve-se ao fato de uma punição ao piloto Lewis Hamilton, que perdeu cinco posições no grid de largada.
Gabriel Bortoleto ansiava por correr na pista de Monza, pois há um ano, nessa mesma pista, segundo ele, teve a corrida mais importante de sua carreira. Naquela ocasião, quando disputava o Campeonato da Fórmula-2, o brasileiro saiu da pista na classificação e, com isso, foi obrigado a largar da última posição do grid. No domingo, porém, em uma prova de extrema garra, resiliência e oportunidades, ele superou um a um seus adversários para concluir a disputa em um muito comemorado primeiro lugar. Muitos especialistas dizem, inclusive, que aquela atuação carimbou o seu passaporte para conseguir a vaga na F1.
Bortoleto tem uma história intimamente ligada à Itália. Quando deixou o Brasil, ainda com 11 anos em busca do sonho da F1, o piloto foi morar exatamente na Itália. Naquela época ele se instalou na cidade de Dezenzano Del Garda, centro do kartismo Mundial. Desde então até o ano passado ele seguiu morando no país.
Para homenagear o país que lhe acolheu desde o começo e, ainda, teve a corrida mais marcante, Bortoleto irá competir com um capacete especial nesta etapa. Criado pelos artistas Yan Barbosa em colaboração com Luciano Cipulo, da ArtInfinity, a peça especial mantém os desenhos originais de Gabriel, porém, faz referência à bandeira italiana.
O Autódromo Nazionale de Monza – Uma das mais tradiconais pistas do calendário da F1, a pista de Monza recebe o Mundial da categoria desde a sua primeira edição em 1950. O circuito, que é o mais veloz da temporada, conta com 5.793 metros de extensão permeado por apenas 11 curvas. A extensão total da prova deste domingo será de 306,7 km que serão percorridos em 53 voltas.
A última rodada da temporada europeia do Campeonato terá sua programação tradicional com dois treinos livres na sexta-feira, mais um treino e a classificação no sábado e a corrida no domingo.
“Estou muito motivado para a competição deste fim de semana. Pelas características de uma pista de alta, acredito que nosso conjunto pode se sair muito bem por aqui. Estou muito feliz com a nossa performance. A última volta não foi ideal, mas é uma posição forte para largar. O carro se comportou bem, nosso ritmo está lá e acho que amanhã pode ser interessante. Temos alguns carros das equipes de ponta à frente, mas estou confiante de que podemos lutar e ver o que é possível”, disse o brasileiro”, concluiu o piloto patrocinado pelo Banco BRB, KitKat, Porto e Motorola by Snapdragon.
Confira abaixo o horário da corrida de domingo, pelo oficial pelo horário de Brasília:
10:00 – 12:00 | Corrida (Band)
Texto: Flávio Quick
Fotos: Stake F1 Team/Kick Sauber
Copyright© 2007-2025 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização