Se já entra em condições muito mais favoráveis na decisão da Stock Car neste domingo, uma vez que o atual campeão Max Wilson é seu único obstáculo, Cacá Bueno parece ter dado mais um passo em direção ao tetracampeonato. O piloto carioca liderou as duas sessões de ensaios livres da 12ª e última etapa, quarta dos playoffs finais, e viu Max terminar o dia apenas na 20ª colocação com uma diferença de tempo de nove décimos – um abismo profundo no Velopark, o menor traçado do calendário com apenas 2.278 metros.
Cacá só não sairá do circuito gaúcho com o quarto título e empatar com Paulo Gomes como segundo maior campeão da categoria se chegar em terceiro e Max vencer a prova. O retrospecto da temporada, no entanto, sugere que tal combinação de resultados não é a mais provável. Enquanto Cacá ganhou três etapas e saiu na pole nas três provas mais recentes, Max ainda não subiu ao degrau mais alto do pódio em 2011.
Nesta sexta-feira, com sol a pino e temperaturas acima dos 30 graus, Cacá não deu chances a ninguém. Fez a volta mais rápida da primeira sessão, com o tempo de 54s769, e baixou em pouco mais de dois décimos no período da tarde, já com um jogo de pneus novos mas temperatura de pista bem mais elevada. As reduzidas dimensões da pista ajudaram a compor o esperado equilíbrio: Thiago Camilo, que ponteou a maior parte do segundo treino, caiu para segundo por apenas 20 centésimos de segundo.
Nos boxes da Medley/Full Times Sports, onde Marcos Gomes tem a meta de ter fechar o calendário na quarta posição (atualmente divide o 7º lugar com Luciano Burti), o dia foi de trabalho intenso na busca do acerto ideal. “O carro está difícil de conduzir, traseirando o tempo todo. Para virar minha melhor volta, tive de dar uma tremenda arriscada na curva 1”, relatou Gomes, o 7º mais rápido no geral das duas sessões. Ao contrário do companheiro de equipe, Xandinho Negrão abriu mão dos pneus novos e ficou em 16º. “Estou com os da corrida passada em Brasília, usados mas ainda em boas condições. O problema é que errei no trecho final de minha volta boa. De qualquer forma, parece que estamos bem melhores aqui que nas últimas etapas”, comentou.
Com previsão de calor ainda mais intenso, os carros voltam à pista neste sábado para o terceiro e último treino livre e as tomadas classificatórias. A novidade é que, ao contrário de todo o restante do campeonato, os pilotos serão divididos na primeira tomada de tempos em dois grupos com 10 minutos para cada. Os cinco mais rápidos de cada uma passarão ao Q2 para brigar pela pole. A mudança atende a um pedido dos pilotos em função do sério problema de tráfego que o diminuto circuito oferece.
Foto: MF2/Divulgação.