O objetivo dos pilotos da equipe BVA-Scuderia 111 para o treino classificatório da quinta etapa da Stock Car, que será realizado na manhã deste sábado (4) em Campo Grande (MS), vai além da tradicional meta “conquistar uma boa posição no grid”.
Alan Hellmeister (foto) e Júlio Campos disseram nesta sexta-feira que, em razão da grande quantidade de poeira e detritos espalhados pela pista sul-mato-grossense neste ano, a etapa deste domingo deve premiar os pilotos que conquistarem uma vaga nas filas ímpares do grid. Uma condição que aumenta a importância do fator sorte no treino classificatório deste sábado.
“Com exceção do pole position, que é o único que tem como garantir uma posição na parte limpa da pista por méritos próprios, os demais pilotos precisarão contar com um pouco de sorte para largar pelo lado ímpar. Em Campo Grande é comum o segundo colocado, por exemplo, perder diversas posições na primeira curva, e como neste ano há muito mais poeira do que o normal por causa do tempo seco, será preciso torcer para largar na parte limpa do grid”, falou Hellmeister. Faz 30 dias que não chove na capital sul-mato-grossense.
O paulista ocupava a sétima posição no segundo treino desta sexta-feira até encerrar sua participação na sessão, a 18 minutos do fim. Júlio Campos, que era o terceiro de seu grupo, também não alcançou sua melhor performance em razão da quebra da bomba de óleo do motor em sua melhor volta.
“O resultado do treino foi ruim, mas não reflete nosso potencial. A briga amanhã vai ser para garantir vaga entre os dez primeiros, e além disso vamos precisar ficar muito atentos durante a corrida. É possível que a pista seja limpa para o dia da corrida, com o uso de caminhões-pipa, mas se isso não acontecer essa etapa tende a ser muito difícil para os pilotos. A concentração terá de ser total, porque passar com uma roda fora do trilho significa perder muito tempo e, provavelmente, rodar”, comentou Campos.
O mais rápido desta sexta-feira foi Cacá Bueno, seguido por Max Wilson e Rodrigo Sperafico. No acumulado dos dois treinos, Alan Hellmeister fechou o dia em 15o. Júlio Campos foi o 23o.
Foto:Luca Bassani/Divulgação.