A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em comunicado à Imprensa, divulgou balanço da gestão do presidente Giovanni Guerra, que, no dia 24 de abril completou os 100 primeiros dias de sua Gestão.
Giovanni foi eleito para o comando da CBA no dia 15 de janeiro deste ano
Cirurgião dentista radicado em Imperatriz, MA, ao assumir a entidade que comanda o automobilismo brasileiro, estabeleceu como meta pessoal a de “ao final de quatro anos, quero que todo piloto brasileiro tenha orgulho de ser filiado à CBA”, disse.
Fundador da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, da qual deixou a presidência para assumir o posto na CBA, Giovanni Guerra colocou como uma de suas pautas o desenvolvimento do automobilismo na Região Nordeste e integrar o kartismo ao automobilismo. “Temos de fazer um kartismo de integração e facilitar de todas as formas o acesso de novos pilotos, sem com isso falir o bolso do pai, e quero dar dignidade aos pilotos e ao automobilismo que se faz com tanto amor e sacrifício no Nordeste. Estou aqui para servir e dar o meu melhor para o piloto brasileiro de qualquer canto do país, esteja ele na Fórmula 1 ou juntando moedas para conseguir fazer pelo menos uma prova no interior do país”, afirmou.
O comunicado elencou algumas ações dos 100 dias. Acompanhe:
Transparência – Todos os contratos até então mantidos entre a CBA e prestadores de serviços foram encerrados para que a nova gestão pudesse aplicar suas políticas e filosofia de trabalho. Dessa forma, tem sido incansável a interlocução da CBA com todos os segmentos do automobilismo em busca de soluções e inovações que gerem o fortalecimento do esporte, tendo o piloto brasileiro no centro das atenções.
Desconto na Cédula Desportiva – Aplicado em 2020, no último ano da Gestão Waldner Bernardo, o desconto de 10% na Cédula Desportiva foi estendido para a atual temporada, de modo a beneficiar o competidor que ainda não havia usufruído o benefício. Foi determinado, também, o reembolso merecido para o piloto que pagou valor integral em 2020 e 2021. O desconto foi arcado integralmente pela CBA.
Família CBA – No sentido de integrar todos os membros da Família CBA na grande festa do automobilismo, todo piloto portador da Cédula Desportiva CBA de 2021 terá acesso aos diversos campeonatos brasileiros. Cada promotor definirá, de acordo com as disponibilidades de cada local, em quais áreas o piloto poderá transitar, mas todos serão muito bem-vindos. Tudo isso, tão logo a presença nos autódromos seja liberada pelas autoridades.
Monopostos/14 anos – CBA passou a permitir que pilotos com 14 anos completos possam treinar e competir em categorias regionais e nacionais de Fórmula. É uma maneira de aprender em casa e com preços acessíveis. A medida representa a eliminação de barreiras que impediam o desenvolvimento dos competidores e o crescimento das categorias de monopostos no Brasil.
Nordeste de Kart – A Gestão Giovanni Guerra, logo de início, criou o Campeonato do Nordeste de Kart, cuja primeira etapa será disputada entre os dias 1 e 3 de julho, como marco da reintrodução da região no calendário brasileiro de automobilismo. A estreia será em Sergipe, seguindo-se as etapas do Ceará e Paraíba.
Nordeste no calendário nacional – Giovanni Guerra esteve com o governador do estado e visitou o Autódromo Internacional da Paraíba, liderando caravana da qual participaram Nelson Piquet e Lincoln Oliveira, entre outros, buscando levar eventos nacionais para correr novamente no Nordeste.
Novo CTDN – A Gestão Giovanni Guerra modificou radicalmente a formação do Conselho Técnico Desportivo Nacional. Em substituição ao modelo antigo, quando o poder era exercido por um único profissional, o órgão passa a ser um colegiado com vários membros oriundos de áreas representativas do automobilismo. Assim, o presidente do CTDN é Carlos Montagner e os demais membros são Nestor Valduga, Haroldo Scipião, o ex-piloto Fábio Greco e o engenheiro Eduardo Polati.
Promotores – De forma inédita, a CBA reuniu nada menos do que 26 promotores do automobilismo brasileiro com o staff da entidade. “A CBA existe para atender as necessidades e expectativas dos pilotos. Sem os promotores, o piloto não teria campeonato para disputar. E vice-versa. Então, é um círculo virtuoso porque não há fortalecimento de uma das partes se as outras duas estiverem enfraquecidas”, disse Guerra na abertura do encontro.
Seminário FIA – Diretores de provas e comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo, em evento online, participaram de Seminário Internacional da FIA para padronização mundial de procedimentos.
CNK – Presidida por Rubens Carcasci, a Comissão Nacional de Kart é agora um colegiado formado pelo piloto Rodrigo Piquet, o chefe de equipe Nilton Amaral (New), o promotor de eventos Marcelo Motta e o engenheiro Ricardo Molina. Além da comissão, a nova CNK também estruturou equipe de trabalho permanente formada por Molina, Jéssica Nacagome, Roberto Guimarães Pessoa Junior (Norte/Nordeste) e Fernanda Gonçalves.
Regulamento Nacional de Kart 2021 – Regulamento Nacional de Kart 2021 recebeu modificações alinhadas aos objetivos da nova gestão da CBA e CNK. “Nossa meta com essas mudanças é tentar diminuir o custo da participação dos pilotos nos eventos e facilitar a entrada de novos kartistas, fortalecendo a modalidade como um todo”, destaca Carcasci.
FIA Motorsport Games – Pela primeira vez, desde sua criação, o FIA Motorsport Games contará com a presença oficial do Brasil. A CBA designou para chefe de delegação o ex-piloto e promotor Maurício Slaviero. A edição 2021 terá 18 modalidades e será realizada entre 27 e 31 de outubro em Paul Ricard, França. As competições são de Kart, Rally, Turismo, Monoposto, Protótipos, Cross Country, Drift, veículos elétricos e digital.
COVID-19 – A Comissão Nacional de Medicina Desportiva, presidida pelo Dr. Pedro Rosolen, lançou a segunda edição do Plano Estratégico de Retorno às Atividades Automobilísticas no Brasil. O Protocolo do Automobilismo visa permitir que as provas possam ocorrer sob os mais rígidos métodos de proteção. O documento aborda o detalhamento da doença, formas de transmissão, sintomas, medidas de controle, monitoramento das condições de saúde, distanciamento social, higiene pessoal e de ambientes, equipamentos de proteção, entre outros temas.
Sertões – No ano que a competição completa 30 anos de existência, CBA e Rally dos Sertões firmaram parceria não apenas para ratificar a condição de uma das maiores competições do mundo, mas também fomentar a utilização de energia limpa e promover a popularização do esporte ao longo de seus trajeto.
Valorização das escolas de pilotagem – A partir de agora, os pilotos formados por Escolas de Pilotagem homologadas pela CBA estão dispensados de pagar a primeira cédula desportiva. O mesmo benefício passa a ser oferecido pela Federação de Automobilismo de São Paulo, que se tornou parceira da CBA nesse programa que visa fomentar as atividades formadora dessas instituições.
Treinamento de oficiais de competição – Com o objetivo de unificar procedimentos em todo território nacional, a CBA iniciou treinamentos com oficiais de competição com atuação regional, por intermédio das federações. A primeira turma, iniciada em março, tem 160 oficiais em treinamento geral e específico por modalidade.
Comissão Nacional de Velocidade – A Comissão Nacional de Velocidade, presidida por Alfredo Tambucci Junior, promoveu mais uma etapa inédita de treinamento e atualização dos comissários que atuam no calendário nacional. O grande diferencial dessa vez foi a adoção de atividades totalmente práticas. De forma inédita, o treinamento consistiu em realizar todo tipo de medição que acontece em um final de semana de corrida de Copa Truck e Stock Car. As simulações completas foram feitas nas sedes da equipe Piquet Sports, em Osasco (SP), e Hot Car Cajamar (SP).
FIA Girls on Track – A piloto Bia Figueiredo foi designada para o programa FIA Girls on Track, que visa fomentar a participação feminina no automobilismo. A função da consagrada competidora é assessorar o presidente da CBA quanto à participação brasileira no programa da FIA, cujas inscrições ocorrem neste mês de maio, bem como em ações no âmbito nacional.
Mundial Kart FIA – Campeão Mundial de Kart FIA em 1995, o empresário paulista Gastão Fráguas Filho é o novo representante do Brasil na Comissão de Kart da CODASUR (Confederacion Deportiva de Automovilismo Sudamericana), órgão máximo do automobilismo na América do Sul. O ex-piloto foi nomeado visando um kartismo ainda mais forte no continente sul-americano.
Brasileiro de Kart – O 56º Campeonato Brasileiro de Kart foi marcado para dezembro. A maior competição da modalidade no país será dividida em dois grupos. O primeiro terá início em 6 de dezembro e, as finais, no dia 11. O segundo acontecerá entre os dias 13 e 18 de dezembro. O kartódromo Beto Carrero, localizado na cidade de Penha, em Santa Catarina, receberá 15 categorias nesta edição. (SIC) – Texto CBA.
Foto: CBA/Divulgação.
Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização