No último final de semana foram realizadas mais duas etapas da temporada (quarta e quinta etapa) de 2020 da Fórmula 1600, em Interlagos e a equipe Plansaúde Racing Team/Gara Competition mostrou muita força ao conquistar seis vitórias das oito possíveis, juntado as categorias Light e Geral.
As disputas começaram fortes com a primeira corrida do sábado, 12, onde o trio Garcia, Calaça e Moraes largaram nas primeiras filas da disputa. Bruno Leme #78 que partiu da pole segurou bem as investidas dos adversários nas primeiras voltas. Por diversos giros os ponteiros estiveram juntos. Iago Garcia e Rodrigo Calaça acabaram tendo contratempos na disputa e com isso perderam posições na corrida.
A luta pela vitória ficou entre Leme e Moraes que volta a volta passavam mais próximos um do outro. No final, Oscar Moraes venceu o carro #78 por 0.054 milésimos de segundos. A terceira posição ficou com Felipe Kelmann, Lelio Assumpção ficou com o quarto posto e Iago Garcia cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Rodrigo Calaça após muita disputa terminou a primeira corrida na quarta colocação da categoria Light, sendo 11° na disputa geral.
Após o merecido descanso, os pilotos voltaram para a disputa da segunda corrida do dia. Na primeira fila para a largada Moraes e Leme partiram de primeiro e segundo respectivamente, mas acabaram se enroscando logo no começo da disputa. Moraes conseguiu retornar a disputa, Leme acabou abandonando.
Com os ponteiros fora a disputa ficou acirrada e Iago Garcia começou a despontar na liderança. As voltas foram se passando e a primeira vitória do carro #111 estava cada vez mais próxima, mas um deslize na curva do pinheirinho fez com que o jovem piloto perdesse toda a vantagem que tinha acumulado. Além de Garcia, outros pilotos acabaram rodando no mesmo ponto do traçado paulista e neste momento o safety car foi acionado.
Demorou-se algumas voltas para que os carros fossem retirados e a pista limpa para que não houvesse outro acidente. Lelio Assumpção havia assumido a liderança, Iago Garcia perdeu diversas posições, mas conseguiu retornar a disputa, o mesmo não poderia se dizer de Igor Costa #88 e Cristiano Denardi #18 que acabaram abandonando.
Com a relargada acionada as disputas foram intensas, ainda mais com apenas três voltas para o final da corrida. Enquanto Iago Garcia lutava para voltar a primeira colocação, Rodrigo Calaça seguia forte na disputa e aumentando a vantagem para o segundo colocado de sua categoria.
Na volta final, Garcia e Assumpção fizeram uma bela disputa com o piloto da Gara Competition, conseguindo cruzar a linha de chegada na primeira colocação com 0.216 milésimos de segundos de vantagem para Assumpção que ficou com o segundo posto. Kelmann ficou em terceiro, Scherer em quarto e Oscar Moraes ficou com o quinto lugar na disputa geral. Rodrigo Calaça cruzou a linha de chegada na primeira colocação da categoria Light, sendo o terceiro a na disputa geral, mostrando o alto nível do piloto do carro #9.
Após grandes disputas no sábado, a expectativa no domingo, 13, não eram menores. Logo na primeira disputa do dia ficou evidente que as ultrapassagens seriam fartas e as disputas emocionantes. Moraes, Leme, Assumpção e Calaça mostraram muita força e conseguiram ganhar vantagem com relação aos adversários. Mesmo com pilotos de duas categorias diferentes na disputa, o que não faltou foi emoção, especialmente na última volta quando Rodrigo Calaça fez uma ultrapassagem mágica na curva do Esse saltando de quarto para primeiro colocado. Belíssima ultrapassagem do piloto do carro #9, onde nunca ninguém tinha conseguido tal manobra deixando três concorrentes para trás na mesma manobra.
Após a ultrapassagem, Calaça e Moraes passaram a disputa a vitória na disputa geral nas últimas curvas e cruzaram a linha de chegada lado a lado, com Oscar Moraes vencendo a corrida por apenas, incríveis, 0.002 milésimos de segundo. A diferença entre os pilotos foi de um piscar de olhos. Espetacular!
A segunda colocação na categoria geral ficou com Bruno Leme. Felipe Klemann, Iago Garcia e Igor Costa completaram o top-5. Eduardo Vale ficou com o segundo lugar na categoria Light, à 11.964 de desvantagem para Calaça.
O domingo foi extremamente quente, bem com o dia anterior em Interlagos e na disputa final todos almejavam encerrar o final de semana com um grande resultado. Garcia, Moraes, Calaça, Leme e Klemann partiram com muita força.
Ultrapassagens e disputas não faltaram. Moares e Garcia conseguiram abrir uma larga vantagem sobre os adversários. Calaça teve problemas no carro #9 e acabou ficando pelo caminho. Bruno Leme também teve problemas e abandonou a três voltas do final.
Garcia conseguiu imprimir um bom ritmo na disputa e abriu vantagem suficiente para conseguir segurar o companheiro de equipe e principal adversário a vitória naquele momento, Oscar Moraes. As voltas foram se passando e o carro #111 cruzou, pela segunda vez no final de semana, a linha de chegada na primeira colocação, Moraes ficou em segundo, Klemann em terceiro, Igor Costa em quarto e Rodrigo Gimenes em quinto fecharam o top-5 da última disputa do final de semana. Eduardo Vale ficou com om triunfo na categoria LIght.
As próximas etapas do Campeonato Paulista da Fórmula 1600 serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em Interlagos.
Texto: Matheus Furlan/High Speed Brazil/Divulgação
Fotos: Julio D’Paula/Divulgação
Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização