A decisão do título da segunda temporada da Fórmula Futuro ficou para este domingo no Velopark (Re não terá mais o paulista Victor Franzoni na lista de possíveis campeões. Quarto colocado na tabela de pontos antes da rodada dupla deste fim de semana começar, o paulista de apenas 16 anos de idade – o mais jovem entre os competidores da categoria – sabia que dependia praticamente de um milagre para reverter a disputa a seu favor.
E, mesmo conquistando mais um pódio na temporada, deixou de figurar na relação que, a partir desse momento, se restringe ao paranaense John Louis, ao mineiro Guilherme Silva e ao carioca Luir Miranda. Neste sábado Franzoni lutou bravamente pelo terceiro lugar na primeira corrida do Velopark, e garantiu mais um resultado positivo em uma etapa que, ao menos em teoria, estava praticamente perdida.
“Fui para a corrida com uma calibragem muito baixa dos pneus e, por isso, perdi muito tempo nas primeiras voltas. Como a pista do Velopark aproxima muito os pilotos, qualquer deficiência no carro prejudica bastante o desempenho. Só comecei a virar rápido no final, quando os meus pneus atingiram temperaturas mais altas. Mas, nesse momento, já não havia muito o que fazer pela vitória. Mesmo assim estou satisfeito com o terceiro lugar”, comentou Franzoni.
A vitória na penúltima corrida da Fórmula Futuro em 2011 ficou com Guilherme Salas, uma das surpresas dessa reta final do campeonato. Fora da briga pelo título, ele roubou pontos importantes de Guilherme Silva, que embora tenha chegado à frente de Jonathan Louis na corrida deste sábado ainda não reassumiu a liderança do campeonato.
Com o resultado deste sábado, Franzoni passou a ocupar a quinta posição na tabela com 84 pontos. Salas é o quarto, com 90. Os três primeiros continuam sendo Louis (112), Silva (111) e Miranda (104). A decisão do título de 2011 da Fórmula Futuro começa às 12h10, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Veja como terminou a corrida de abertura da rodada dupla no Velopark.
Foto: Carsten Horst/MF2