Durou exatamente 50 anos e uma semana a carreira de Pedro Muffato no automobilismo. O piloto paranaense de 76 anos, que disputou sua primeira corrida numa pista de rua de terra em Cascavel no dia quatro de dezembro de 1966, participou no dia 11 de dezembro, sob chuva, de uma prova promocional com os carros da categoria C250 Cup do Mercedes-Benz Challenge no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
A corrida, realizada em caráter extracampeonato, foi iniciativa da equipe Center Bus-Sambaíba que confrontou grandes nomes do automobilismo em ato de celebração aos 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil. Além de Muffato, que terminou a disputa em segundo lugar, participaram Ângelo Giombelli, outro piloto de Cascavel, que conquistou a vitória, Alencar Júnior, Maurício Slaviero, Beto Richa, Zeca Monteiro e Paulo Gomes.
A promoção da Center Bus-Sambaíba em Interlagos somou-se à série de atividades que celebram os 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil. “Acho que fiz, enfim, a minha última corrida. Choveu muito durante a corrida, aquilo era água benta, abençoando o tempo em que eu corri”, discursou Muffato. “Sempre fiz automobilismo para mim e para o automobilismo, para poder ver coisas maravilhosas como a Stock Car, que foi construída com muito trabalho”.
Na noite do dia 12, uma segunda, Pedro Muffato participou em São Paulo da cerimônia de premiação aos campeões das cinco categorias promovidas pela Vicar e recebeu uma homenagem especial. “Sou muito grato a todos que participaram desta iniciativa. Esse momento é um privilégio para mim, me sinto muito emocionado. Se encerrar uma carreira de 50 anos traz algo tão bom, vou correr mais 50 anos para passar por isso de novo”, brincou.
A homenagem prestada ao piloto paranaense contemplou, também, uma premiação inédita: a instituição do Troféu Pedro Muffato, destinado à revelação mais positiva da temporada da Stock Car. O próprio Muffato entregou o troféu ao argentino Nestor “Bepu” Girolami, que disputou a temporada pela Eisenbahn Racing. “A categoria é fantástica. No ano que vem vou participar do Mundial de Turismo, mas prometo voltar à Stock Car”, falou o argentino.
Muffato teve forte envolvimento com o automobilismo da Argentina nos anos em que competiu e construiu carros para os campeonatos sul-americanos de Fórmula Dois e Fórmula Três. Coube a ele, na solenidade que a Vicar promoveu na noite de segunda-feira, a entrega dos troféus aos campeões de 2016 da Fórmula Três Brasil. Matheus Iorio, de São Paulo, foi campeão da categoria A. Pedro Caland, de Brasília, conquistou o título da classe Light.
Texto: Grelak Comunicação.
Fotos: José Mário Dias e Luís França/Grelak Comunicação.