O catarinense Leonardo Nienkötter, no Troféu Linea, e o potiguar Johilton Pavlak, na Fórmula Futuro Fiat, dominaram os treinos extras que abriram nesta quarta-feira em Interlagos a semana inaugural da temporada 2011 do Racing Festival. Nienkötter estabeleceu a volta mais rápida do dia na segunda sessão de ensaios, superando por apenas um décimo o paranaense Alceu Feldmann, que encabeçou a folha de tempos pela manhã. Pavlak comandou três das quatro sessões da categoria-escola e estabeleceu a melhor passagem dos testes na segunda.
O tempo firme ajudou o trabalho das equipes e pilotos na pista que receberá sábado e domingo a primeira rodada dupla do calendário. Embora os resultados tenham apenas um valor simbólico, Nienkötter foi cumprimentado pelos mecânicos da Repecon Racing ao regressar aos boxes. “Foi meu primeiro P1 no Trofeo Linea”, explicou. “No ano passado, minha melhor posição em treinos foi um segundo lugar e Londrina”, acrescentou.
Nienkötter foi contemporâneo do idealizador do Racing Festival na Fórmula 3.000 européia – ele e Felipe Massa foram adversários no campeonato de 2001. Em sua estreia em carros de turismo em 2010 e fazendo dupla com o irmão Fernando, Leonardo pagou o preço da adaptação aos veículos com tração dianteira. “Foi muito mais um aprendizado. Esse espaço de tempo entre a última etapa da temporada passada e o começo do novo campeonato foi bom. Foi a oportunidade que encontrei para processar todas essas mudanças, como a passagem dos monopostos para os carros de turismo. Também achei que o Linea está mais equilibrado com as novas molas e pastilhas de freio”, elogiou. Vinte pilotos participaram dos treinos e o grid deverá contar com mais um com o anúncio da estreia do paulista Alan Hellmeister pela EngMakers a partir dos treinos oficiais da sexta-feira.
“Veterano” da primeira temporada da Fórmula Futuro, Johilton assume a obrigação que o pai lhe atribui de conquistar o título e o cobiçado prêmio oferecido pelos organizadores – uma vaga paga no automobilismo europeu em 2012. “Aceito a cobrança e estou pronto para ela. Neste ano, meu foco é apenas a Fórmula Futuro, tanto que não farei mais nada no kart”, avisou. Johilton liderou os treinos mesmo sendo um dos poucos entre os 13 pilotos que não usaram pneus novos. “Acho que poderia virar pelo menos 1,2 segundo mais rápido e baixar o tempo da pole do ano passado.”
Johilton aprovou a liberalização nas regras impostas aos “alunos” da escolinha. A partir de agora, os pilotos terão mais liberdade para trabalhar no acerto dos carros. “Para mim, que já tenho a experiência de 2010, é perfeito. Tive um ano só para andar e agora posso mexer no carro”. Entre os novatos, o destaque do dia foi Victor Franzoni, caçula da categoria com apenas 15 anos de idade e segundo colocado no geral.
Depois de um dia de atividades promocionais nesta quinta-feira em Interlagos, o Troféu Linea e a Fórmula Futuro Fiat abrem a programação oficialmente na sexta-feira com os primeiros treinos livres a partir das 10h30.
Fotos: Carsten Horst/MF2