Uma Ferrari SF-15-T modificada empreende o primeiro teste em pista dos novos pneus Pirelli F1 com a especificação de 2017. São dois dias de teste em agenda, um e dois de agosto, no circuito da Ferrari em Fiorano Modenese, molhado artificialmente para efetuar testes com pneus Cinturato intermédio e full wet.
A seguir, nos dias três e quatro de agosto, na pista de Mugello, com o time Red Bull realiza dois dias de teste com pneus P Zero para piso seco. Em setembro, na pista do Paul Ricard na França, a escuderia Mercedes coloca à disposição o terceiro (além de Ferrari e Red Bull) carro da F1 de 2015 modificado, que permitirão realizar toda a programação de teste e desenvolvimento concordado com a FIA e com as escuderias.
Os três times participantes terão que compartilhar com as outras equipes todos os dados recolhidos no programa de desenvolvimento, para garantir a máxima equidade esportiva.
No total, o desenvolvimento dos pneus de 2017 se articulará em 10 sessões para um total de 24 dias de teste/carros. Três, como já apresentado, com os times que colocam à disposição um carro da F1 de 2015 modificado segundo uma precisa diretiva emitida pela FIA e com o objetivo de simular as prestações esperadas para o próximo ano: mais carga aerodinâmica, banda de rodagem mais larga e novas medidas de pneus são as principais diferenças. Cada um disputará sessões dedicadas em um total idêntico de sete dias/carros (os detalhes estão no calendário anexo), dividindo de forma igualitária o programa de desenvolvimento. Os três times se reunirão em pista para um teste coletivo de validação no dia 29 de novembro em Abu Dhabi, dois dias depois do último GP da temporada.
Cinco pistas receberão o programa de desenvolvimento, além das já citadas, Fiorano, Mugello, Paul Ricard e Abu Dhabi. Em outubro, haverá um teste adicional em Barcelona.
O pneu dianteiro aumenta 60 mm, de 245 para 305 milímetros. O traseiro é 80 milímetros maior, de 325 para 405. O incremento na largura dos pneus 2017 é 25% em comparação à medida atual, tanto para os pneus de piso seco quanto para os pneus de piso molhado intermediate e full wet.
As medidas dos pneus são 305/670-13 dianteiro e 405/670-13 o traseiro.
Os Cinturato intermediate terão um diâmetro de 675 milímetros e os Cinturato wet, 680.
O diâmetro da roda permanece inalterado em 13 polegadas.
Texto e Fotos: Pirelli/Divulgação