Terminada a temporada 2015-2016 do FIA Fórmula E, o campeonato para carros de corrida elétricos. A DS Virgin Racing encerrou em terceiro lugar no campeonato de equipes e seus pilotos, Sam Bird e Jean-Eric Vergne, subiram quatro vezes ao pódio nas dez provas disputadas, com uma vitória de Bird como melhor resultado. O inglês finalizou em quarto lugar na tabela de pilotos, enquanto Vergne encerrou a temporada com o terceiro lugar na primeira prova da etapa final, em Londres. O campeão foi o suíço Sébastien Buemi, com o brasileiro Lucas Di Grassi terminando como vice.
Vergne conseguiu o quarto pódio da DS Virgin Racing na prova de sábado – um resultado excelente, considerando que o francês se acidentou nos treinos e a equipe de mecânicos teve uma corrida contra o tempo para colocar o carro em ordem. Por sorte, logo em seguida a chuva impediu que os tempos melhorassem e Vergne conseguiu o quinto lugar no grid, enquanto Bird alinhou em sétimo. A corrida foi vencida por Nicolas Prost, com Bruno Senna em segundo lugar.
Na corrida, Vergne manteve sua posição, enquanto Bird foi ultrapassado por Di Grassi, Daniel Abt e Sébastien Buemi. Nas paradas para pegar o segundo carro, Vergne ganhou uma posição, enquanto Bird deixou os boxes em décimo. A chuva caiu e uma entrada do safety car (causada por um acidente entre Abt e Frijns) e Vergne subiu para terceiro. Nas voltas finais, Bird era o quinto, mas o baixo nível de energia em sua bateria o obrigou a diminuir o ritmo, perdendo duas posições e caindo para sétimo. “Foi um grande resultado”, disse Vergne. “Estou muito feliz e devo isso à minha equipe. Eles fizeram um trabalho incrível para consertar o carro a tempo antes da corrida, então eu preciso dizer um grande ‘obrigado’ a eles.
A corrida final, no domingo, foi de roer as unhas. Di Grassi foi para a final com três pontos de vantagem sobre Buemi, mas o suíço diminuiu-a para apenas um ao marcar os dois pontos concedidos ao autor da pole position. Prost, companheiro de equipe de Buemi, alinhou em segundo, com Di Grassi em terceiro. Vergne e Bird se classificaram em sétimo e oitavo lugares.
Na corrida, Di Grassi e Buemi colidiram na primeira curva. Bird pulou para o quarto lugar, logo à frente de Vergne, antes da entrada do safety car. Na relargada, Bird passou a pressionar Abt na tentativa de subir para terceiro, mas de repente seu carro perdeu velocidade e parou. “Não tenho carga na bateria”, disse o piloto ao seu engenheiro pelo rádio. O safety car foi acionado e Bird teve que abandonar a prova. Mais tarde, a equipe descobriu um problema no acelerador. Enquanto isso, Buemi e Di Grassi, que haviam levado os carros danificados ao box e continuado a corrida com o segundo conjunto, lutavam para conquistar os três pontos dados ao autor da melhor volta da prova. Di Grassi chegou a ter a melhor volta por algum tempo, mas depois Buemi assinalou o melhor tempo da corrida, não superado até a bandeirada. Com os três pontos extras, o suíço sagrou-se campeão da Fórmula E com dois pontos de vantagem sobre o brasileiro.
A corrida prosseguiu e, após os pit stops, Vergne ganhou o terceiro lugar, à frente de Nick Heidfeld. O francês defendeu a posição com bravura e o segundo pódio do final de semana parecia certo, mas momentos antes de cruzar a linha de chegada o carro perdeu velocidade. Vergne ainda terminou em oitavo e ficou claro que um erro de cálculo o fez ficar sem energia nos instantes finais.
Foi uma temporada de altos e baixos para a DS Virgin Racing, mas os quatro pódios e quatro pole positions mostraram ao chefe de equipe, Alex Tai, que o trabalho da equipe pode levar a bons resultados. “No decorrer da temporada, provamos que temos dois pilotos fantasticamente rápidos e talentosos. Eu também gostaria de agradecer a minha equipe de engenheiros e mecânicos, que têm sido excepcional. Sabemos que o carro é rápido, como as nossas quatro poles nesta temporada provaram, mas agora precisamos transformá-lo em um carro capaz de ganhar corridas consistentemente. Estamos confiantes de fazer isso no próximo ano. “
Para Sam Bird,foi um final decepcionante. Até o ePrix de Berlim, Bird ainda era um verdadeiro candidato ao título: “É uma maneira decepcionante de terminar e uma pena que não pude manter o terceiro lugar no campeonato de pilotos. Mas a temporada acabou e terminamos em terceiro no campeonato de equipes. É uma melhoria em relação à temporada passada e agora é ir para a frente de novo”.
Jean- Eric Vergne estava desapontado por não conseguir seu segundo pódio no fim de semana: “É realmente frustrante não obter mais um pódio hoje. Eu estava em ritmo forte na segunda metade da corrida e, infelizmente, a equipe calculou mal a quantidade de energia que restava. Essas coisas acontecem no automobilismo. Mesmo assim, acho que as últimas corridas foram muito boas para mim.”
Diretor de desempenho do DS, Xavier Mestalen Pinon também tem uma visão positiva sobre a temporada da equipe: “Sabemos que podemos ir melhor, mas também é bom olhar para trás e ver o quanto temos melhorado. A parceria com a Virgin tem sido eficaz e tem sido uma questão de compreender o que ambas as partes têm a oferecer para chegar ao melhor dos dois mundos. É hora de olhar para a próxima temporada e estou realmente ansioso por isso”.
A temporada 2016-2017 do FIA Fórmula E terá início em 9 de outubro, em Hong Kong.
Texto: DS DO BRASIL/Divulgação
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