A Porsche GT3 Cup Challenge realiza neste sábado em Goiânia o centésimo evento de sua história, iniciada em 2005. A segunda etapa do campeonato de endurance de 2016 já tem 20 carros confirmados no grid, com 40 pilotos de quatro nacionalidades diferentes.
Entre os inscritos estão os principais nomes da categoria que compete com os carros de corrida mais produzidos no mundo, oito competidores regulares da Stock Car Brasil, um da Nascar, o único brasileiro a competir todas as etapas do Blancpain GT Series (o maior evento de Gran Turismo do automobilismo mundial) e um hexacampeão da tradicionalíssima Turismo Carretera argentina.
Sucesso em sua primeira edição em Interlagos, o formato da prova de endurance segue praticamente o mesmo. A diferença mais substancial será na tomada de tempo: agora, os dois pilotos de cada carro precisam marcar voltas rápidas e a formação do grid será definida pela média dos tempos. O qualificatório acontece nesta sexta-feira.
As duplas vencedoras da etapa de São Paulo nas classes Cup e Challenge seguem inalteradas: respectivamente, Marcelo Hahn e Allam Khodair; Renan Guerra e Christian Hahn.
Caca Bueno, pole em São Paulo ao lado de Claudio Dahruj, agora terá a companhia de Marcelo Franco no carro #0. Anunciado para a prova de estreia, mas ausente de última hora em virtude de uma contusão de seu parceiro, o colega do pentacampeão da Stock Car na Red Bull Racing, Daniel Serra, enfim vai estrear na Porsche Cup em dupla com Tom Valle –um dos remanescentes do evento número 1 da categoria, em 2005.
Vencedor da Corrida do Milhão em Goiânia no ano passado e também na Stock Car em Curitiba no último domingo, Thiago Camilo é outro destaque do automobilismo nacional a estrear com os carros de corrida mais produzidos no planeta. Ele compete em parceria com o bicampeão Ricardo Baptista a bordo do carro 27.
Outras parcerias entre as maiores categorias da América do Sul (ambos os campeonatos têm status de Sul-Americano) unem pilotos da Stock Car a companheiros que já asseguraram matematicamente e por antecipação uma coroa nos campeonatos de sprint da Porsche GT3 Cup em 2016. Maurizio Billi, tricampeão da classe Master, vai alinhar o carro 34 em parceria com o bicampeão da Stock Car, Ricardo Mauricio. Já Lico Kaesemodel, virtual campeão da Cup no geral (só pode perder o título em caso de bandeira preta nas preliminares da F1 em São Paulo, o que impactaria seus descartes), vai compartilhar o carro patrocinado por Shell V-Power Racing com Ricardo Zonta, campeão mundial do FIA GT em 1998 e atual competidor da Shell Racing na Stock.
O evento no qual Zonta conquistou seu campeonato do mundo hoje é o Blancpain GT Series, campeonato que terá também uma dupla na prova de 300 km em Goiânia. Sergio Jimenez (também piloto da Stock Car) divide o Porsche com o jovem Rodrigo Baptista –que chega credenciado como o mais jovem vencedor da história do Brasileiro de Marcas, justamente em Goiânia no ano passado, e também pelo pódio obtido nos 1.000 KM de Paul Ricard neste ano.
Outra categoria internacional que marca presença no evento é a Nascar, com Justin Allgaier alinhando o carro de número 7 com as cores da Brandt em dupla com o bicampeão Miguel Paludo. Segundo colocado na classificação geral de sprint e segundo colocado na prova de abertura do campeonato de endurance –então correndo em dupla com Betinho Gresse–, o gaúcho é o piloto que desponta em primeiro lugar no ranking overall de 2016, uma das novidades da temporada atual.
A Turismo Carretera, maior categoria do automobilismo argentino, terá também um representante muito laureado em Goiânia. O hexacampeão Guillhermo Ortelli, competindo em dupla com Darío Giustozzi, competidor regular da Porsche Cup.
Considerando o somatório de pontos nas corridas curtas e longas, tanto o grande campeão da Cup quanto o da classe Challenge terão uma premiação especial em 2017. O vencedor da categoria principal ganha como prêmio a participação na preliminar das 24 Horas de Le Mans no ano que vem, numa corrida onde largam mais de 40 Porsches. Já o campeão overall da Challenge ganha uma etapa da Cup na temporada seguinte.
Na Challenge, além dos vencedores da primeira corrida de 300 km no ano, desponta como favorita em Goiânia a dupla Tom Filho e Rodrigo Mello, com o Porsche 19. Os dois duelaram até a prova final pelo título da Challenge Sport no ano passado e subiram ao pódio em Interlagos em terceiro lugar.
Mas o líder do ranking overall dos carros geração “997-II” é Otávio Mesquita, quarto colocado tanto no ranking de sprint quanto no de endurance. Nesta etapa Mesquita compete em dupla com o panamenho Marcus Vario.
O vice-campeão da Challenge Sport de 2016, Ramon Alcaraz vem logo a seguir. Ele é sétimo no ranking de sprint e segundo colocado no de endurance, graças ao segundo lugar na primeira corrida de 300 km. Em Goiânia, Ramon fará dupla com Mauricio Salla, piloto que impressionou bastante na segunda metade de sua temporada de estreia na categoria.
Todas as atividades de pista têm cobertura pelo livetime da categoria, bem como em seus canais oficiais no Youtube, Facebook e site oficial. A segunda etapa de endurance será exibida também na TV, aberta e fechada, no dia 30 de outubro. Na Band a etapa número 100 vai ao ar às 13h. Já o Sportv 3 exibe a corrida às 17h30.
Texto: Divulgação
Foto: Luca Bassani/Divulgação