Tem início na manhã deste sábado (18), as atividades na pista do Autódromo Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) com a realização dos treinos livres da primeira etapa do Campeonato Cearense de Motovelocidade, a Copa Sol de Motovelocidade, com pilotos divididos em categorias de 125cc a 1000cc.
Para amarílio Barbosa, que divide com Adelino Martins a organização do evento, era crucial que acontecesse esta etapa para dar início ao ano de 2016 das competições oficiais de motovelocidade. Segundo ele, um conjunto de pessoas se uniu, com o aval da Federação de Motociclismo do Estado do Ceará (FMC) para conseguir apoio e suporte a fim de poder cumprir com o rigoroso caderno de exigências da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), que homologou neste ano o autódromo cearense para competições com motos de cilindrada superior a 400.
Amarílio, que esteve nesta sexta (17) no autódromo, comemorava a chegada da cada um dos pilotos, como o veterano Mardenízio da Costa Rocha.
Aos 49 anos, Mardenízio (MTE – Mineração Transporte e Escavações) iniciou na motovelocidade em 2001, e disse que já esqueceu de quantas corridas disputou em várias competições pelo país, como o SuperBike Brasil, Moto 100GP, Fast 1000 GP, RDN GP, dentre outros.
Animado, o competidor vai participar da categoria para motos de 1000cc. “Estou feliz por ver esse autódromo sendo ocupado. Sei dos esforço de cada um para estar aqui e acho que vai ser uma festa bonita”, disse. Quanto a sua trajetória, ele revela que deixou de contar suas corridas quando disputou a centésima.
O piloto, assim como os outros competidores, entra na pista na manhã deste sábado (18) para a realização de treinos livres. à tarde acontece a tomada de tempo para formação do grid de largada. As provas serão disputadas no domingo (19) a partir das 9h, começando com a categoria para motos de 125cc a 160cc.
A entrada no sábado á franca. No domingo, será cobrado um quilo de alimento para assistir as provas.
Texto e Fotos: Robério Lessa.