Um motorista bem treinado consegue tirar mais proveito do seu equipamento aumentando assim vida útil do caminhão e, consequentemente a rentabilidade para a empresa.
Com esse raciocínio, a Mercedes Benz do Brasil entendeu que era preciso evoluir no seu programa de formação, sobretudo com a introdução de maior tecnologia embarcada que ficou mais evidente com a linha “BlueTec 5”, que agregou diversos mecanismos de automação.
Desde 1982, quando iniciou as atividades de sua unidade de treinamento, em Campinas (SP), já foram treinados pela empresa mais de 200 mil motoristas (fora profissionais como mecânicos e monitores de concessionárias, frotistas e cooperativas). Tudo começou com dois instrutores e hoje são 15 instrutores que passam por certificação na Alemanha O (sede da Mercedes). Em 30 anos de atuação, a divisão já atingiu a meta anual de treinar 6.000 pessoas que passaram pelas salas de aula divididos em turmas de oito alunos por sala em mais de 106 cursos presenciais. O material didático utilizado é criado no Brasil, com supervisão da matriz alemã.
Além da unidade de Campinas (SP), a montadora tem mais dois Centros de Treinamento funcionando nas cidades do Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Fora isso são mais sete centros neste ano somente em 2012, o que significa cerca de 140.000 horas de atividades teóricas e práticas.
Além dos três centros de referência, a Mercedes oferece ainda o que chama de Centros de Treinamento Homologados, que funcionam nas concessionárias da marca, como o da Ceará Diesel, em Fortaleza e em outras seis cidades: Belém (PA), Contagem (MG), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Nova Iguaçu (RJ), e Taboão da Serra (SP).
Outra iniciativa para ampliar o treinamento são as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social do Transporte (SEST), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
Outra forma de encontrada para disseminar as informações é o uso de DVD e da Internet que ampliam o programa de treinamento em mais 63 cursos à distância. Ainda este ano a empresa vai lançar a primeira edição de uma série de cartilhas que serão distribuídas nas concessionárias com informações importantes sobre a linha “Blutec 5” e dicas de manutenção e direção defensiva.
Para Eustáquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil, as novas tecnologias levaram a montadora a mudar a forma de treinamento. Para o executivo, de nada adianta oferecer um bom produto se o usuário não faz a devida manutenção e não consegue compreender seu funcionamento. Sirolli espera que, em 2013, o reaquecimento da economia possibilite a Mercedes a ampliar o programa de treinamento.
“A Mercedes foi a primeira empresa a instituir curso de técnicas de operação no portfólio dos seus treinamentos. Esses cursos são mais um benefício para os nossos clientes. De ano para ano temos metas mais ambiciosas. 2012 foi um ano de contenção, praticamente mantivemos os níveis de metas de treinamento de 2011 em termos de horas/aula. Para 2013 a gente espera melhorar com a economia voltando a aquecer, com a tecnologia “Bluetech 5” mais absorvida, uma melhor distribuição do Arla 32, do Diesel, com certeza esperamos crescer e ampliar o treinamento”, disse.
“Quanto mais você qualifica melhores são os seus ganhos. Você começa na preservação do equipamento, vai para o lado do estresse do motorista já que ele recebe orientação de como dirigir preventivamente e para o meio-ambiente, já que culmina efetivamente numa redução de combustível. Então o ganho que se tem com o resultado do treinamento é abrangente. No primeiro semestre deste ano, treinamos mais de 300 profissionais de oficina de 68 frotistas, 51 do segmento de ônibus e 17 de caminhões”, completou Sirolli.
De acordo com Mercedes, que monitorou a atividade de uma frota (carros com tecnologia “Bluetec 5”) com motoristas treinados, os resultados apontaram para uma economia combustível, uma diminuição do número de troca de marchas e uma redução no tempo gasto para completar o trajeto (40% urbano 60% rodoviário).
Fotos: Divulgação.








