A terceira etapa do inédito Campeonato Brasileiro de Arrancada que acontece nos dias 17 e 18 de julho, no Velopark, em Nova Santa Rita/RS, a 30 km de Porto Alegre, terá como destaque o Vectra de 1.000 cavalos de potência do piloto Cacá Daud (Goodyear), atual recordista brasileiro na categoria Força Livre Dianteira, uma das mais disputadas do certame.
Sob o comando de Cacá Daud, o bólido já percorreu os 402 metros em 8s929, durante a 2a etapa da competição que aconteceu no fim de maio. “Esta será a segunda vez que vou acelerar a nova versão do Vectra e espero baixar ainda mais meu tempo e atingir uma velocidade superior a 280 km/h no fim da reta”, explica o piloto patrocinado pela Goodyear, Fueltech e Cronomac. Na última etapa, o carro preparado chegou a 267 km/h.
O aumento de velocidade e a melhora de tempo em 2010 do piloto Cacá Daud , de São José do Rio Preto/SP, é em função das alterações que o carro sofreu neste ano. “Fizemos a substituição da frente do carro, da tampa traseira e das portas, que antes eram de fibra de vidro, por modelos em fibra de carbono. Só com isso alivíamos em 25kg o peso do Vectra. Além disso, contamos com nova injeção eletrônica da FuelTech, novo sistema de embreagem e uma nova transmissão. A categoria Força Livre Dianteira é acirrada, reúne excelente carros e a disputa pelo título brasileiro será decidida na última etapa”, explica Daud, que disputa com outros 10 pilotos, o Brasileiro de Arrancada que tem seis etapas.
Este é o primeiro ano que acontece um Campeonato Brasileiro de Arrancada. Nos anos anteriores, as provas de 402 metros eram disputadas em campeonatos regionais. “O esporte arrancada já cresceu muito e a tendência é crescer muito mais com o campeonato nacional. A pista no Velopark é atualmente a melhor do Brasil e as chances de eu melhorar meu tempo no Rio Grande do Sul são grandes”, diz Cacá Daud.
A competição no próximo final de semana (17 e 18 de julho) acontece das 9h às 17h30, e deve reunir mais de 150 carros preparados, desde os carros de rua, sem nenhuma preparação, até os dragsters que atingem velocidade superior a 400 km/h, em menos de 6s. O ingresso diário de arquibancada custa R$ 15,00.
Foto:Fábio Félix Pascoal/Divulgação.







