Atual campeão brasileiro da Júnior Menor, o brasiliense Vinícius Tessaro viveu uma semana bem difícil na vigésima edição da Copa Brasil de Kart, disputada no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG). Sempre candidato ao título, o piloto e sua equipe se esforçaram ao máximo, mas desta vez não foi possível alcançar o objetivo.
A equipe MO Racing e Vinícius Tessaro trabalharam durante toda a semana, desde a terça (9), em busca do melhor acerto para o equipamento. A diferença de Tessaro para o piloto mais rápido nos primeiros treinos era de cerca de um segundo, diminuída para cerca de três décimos na tomada de tempos.
“A equipe tentou de tudo para melhorar o desempenho e o acerto do kart do Vinícius, mas nada melhorava”, lembra Rita Tessaro, mãe do piloto. “No fim dos treinos, descobrimos que os pneus de treino tinham defeito e acabamos indo para a tomada de tempos ‘às cegas’, sem termos noção de como o kart se comportaria com os novos pneus. Acabamos tendo uma sensível melhora, mas ainda assim não era o suficiente”, revela.
Sem ainda ter o rendimento desejado, Vinícius Tessaro disputou as duas primeiras provas, as classificatórias, e terminou ambas na sexta posição, o que lhe rendeu o sétimo lugar no grid de largada da final, que definiria o novo campeão da Copa Brasil na categoria Júnior Menor.
Com bela largada na prova decisiva, Tessaro logo assumiu o quinto lugar, mas um toque ainda na segunda curva o fez rodar e cair para o último. Sem um kart competitivo e agora totalmente desalinhado, coube ao piloto brasiliense apenas concluir a prova. E, após algumas ultrapassagens, recebeu a bandeirada na décima posição, resultado bastante abaixo das expectativas iniciais do piloto e da equipe M O Racing.
“Agradecemos a todos da M O Racing e também à RBC Motorsport por todo trabalho e dedicação. Sei o quanto todos se esforçaram para dar um equipamento competitivo para o Vinicius, mas, infelizmente, não foi possível. Isso tudo faz parte do esporte, nem sempre as coisas acontecem como desejamos. Focaremos nos próximos compromissos que temos pela frente”, finaliza Rita Tessaro.
Texto: KG COM/Divulgação
Foto: Bruno Gorski/Divulgação