O campeonato da Stock Car entra na reta final. Faltam apenas quatro corridas para o encerramento da temporada e o desafio deste fim de semana é no circuito mais peculiar do calendário: o autódromo do Velopark, com apenas 2.278 metros de extensão, curvas de média e baixa velocidades. É o traçado mais curto do ano.
“Exatamente por essas características, a pista do Velopark exige um carro bom de freada e de tração. Nosso carro sempre teve uma tendência a ser mais eficiente nesse tipo de circuito, então vamos trabalhar para encontrar esse desempenho de novo”, comenta o piloto Luciano Burti, que largou na segunda fila há dois anos, em terceiro lugar.
Sair na frente tem um peso importante no Velopark, afinal de contas as ultrapassagens são sempre muito delicadas, o espaço para manobras é apertado e os acidentes aparecem com frequência. “Na verdade, na Stock Car, largar na frente é sempre importante. Mas é claro que isso ganha um peso extra nas pistas de baixa”.
“A diferença é que nessa pista ocupar as primeiras posições no grid de largada não é nenhuma garantia de terminar no pódio. Só ajuda a evitar as confusões do meio do pelotão, porque a primeira curva é complicada e eu mesmo já me envolvi em acidentes”, acrescenta o piloto da equipe Boettger, com oito temporadas e meia de experiência na categoria.
Entre as novidades deste fim de semana, está o retorno dos treinos livres de sexta-feira. Os pilotos poderão experimentar o carro durante uma sessão de 40 minutos já nesta sexta (13). Haverá mais dois treinos livres no sábado (14) e a definição do grid de largada será às 16h00, com transmissão ao vivo do Sportv.
No domingo (15), a corrida está marcada para 11h00, também ao vivo no Sportv.
Foto: Vanderley Soares
Texto: Divulgação




