A Fórmula Futuro desembarca neste fim de semana em Londrina para a terceira rodada dupla de um campeonato pautado pelo mesmo equilíbrio da temporada de estreia em 2010. Em quatro corridas já realizadas, foram quatro vencedores diferentes – não por acaso, os primeiros colocados na classificação geral, liderada pelo mineiro Guilherme Silva com 56 pontos.
O campeonato deste ano começou em Interlagos, com vitórias do paranaense John Louis e do paulista Victor Franzoni. Com a conquista, Franzoni se tornou, aos 15 anos de idade, o mais jovem piloto a ganhar uma corrida de automóvel no Brasil. Em Brasília, Guilherme Silva levou a etapa de sábado, enquanto o carioca Luir Miranda deu o troco no domingo ao vencer pela primeira vez no automobilismo. Assim, pode estar de volta o cenário de 2010, quando o campeão Nicolas Costa só foi escalar o degrau mais alto do pódio na terceira rodada, em Interlagos.
Atento às lições da história, o vice-líder Luir Miranda acredita que não adianta fazer “marcação” somente em Silva na luta pelo título. “Não posso me preocupar só com ele. O campeonato está muito equilibrado e tem muita gente boa correndo. Se me preocupar com um piloto só, os outros podem me atropelar. Por isso tenho de chegar a Londrina e pensar em fazer o meu melhor, só isso”, disse o carioca, que treinou no traçado do norte paranaense com um monoposto de outra categoria na preparação para a etapa. “Gostei muito da pista. Ela é técnica, rápida, exige muito do piloto devido às subidas e descidas que deixam o carro bem solto.”
Outro que conheceu recentemente Londrina foi o caçula Franzoni, quarto colocado na tabela. “Fiz um treino em Londrina e me adaptei bem ao circuito. Na verdade gostei muito da pista e com a experiência adquirida nas rodadas anteriores espero conseguir bons resultados. Com tanta gente andando bem, quem for mais constante ao longo do campeonato é que deve levar o título”, acredita Franzoni.
A lista de pilotos que podem vencer pela primeira vez na Fórmula Futuro Fiat em 2011 envolve praticamente todo o restante do grid e inclui o potiguar Johilton Pavlak, que começou a temporada como um dos favoritos devido a sua experiência no ano de estreia, e também novatos como o gaúcho Felipe Donato, o carioca Lucas de la Vega e os paulistas Guilherme Salas e Eduardo Banzoli, todos em franca evolução dentro da categoria.
Os pilotos entrarão na pista a partir da sexta-feira para três sessões de treinos livres, a primeira delas com início às 10h30 e duração de meia hora. No sábado, a movimentação será intensa, já que a programação prevê mais dois ensaios, a tomada classificatória e a corrida válida pela quinta etapa. Domingo, em compensação, haverá somente a prova de complemento do programa. Os ingressos para o Racing Festival – que inclui ainda o Trofeo Linea e as categorias de moto 600 Hornet e CB300 R – poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias do Autódromo Internacional Ayrton Senna sábado (das 8 ás 17 h) e domingo (das 8 às 14 h).
A classificação do campeonato está assim:
1 – Guilherme Silva, 56 pontos
2 – Luir Miranda, 45
3 – John Louis, 36
4 – Victor Franzoni, 29
5 – Guilherme Salas, 26
6 – Felipe Donato, 20
7 – Johilton Pavlak, 17
8 – André Pedralli, 16
9 – Lucas de La Vega, 15
10 – Eduardo Banzoli, 12
11 – Ricardo Landucci, 4
Foto: Carsten Host – Divulgação.