Comprovando a evolução no International GT Open, a equipe italiana Bhai Tech conquistou a primeira vitória em sua temporada de estreia com Luiz Razia e Chris Van Der Drift na corrida deste sábado (01), em Nurburgring. Rafael Suzuki e Giorgio Pantano completaram a dobradinha dos McLaren MP4-12 C na categoria GTS (para carros GT3) com a segunda posição na prova.
Após uma manhã de muita neblina no circuito alemão, o que atrasou toda a programação, os pilotos tiveram apenas 15 minutos cada para a tomada de tempos. Na primeira sessão, com a pista ainda secando, o neozelandês Chris Van Der Drift cravou a pole position da categoria e garantiu o terceiro lugar no geral. Rafael Suzuki vinha fazendo o melhor tempo, mas foi atrapalhado na última curva, e ficou com o quinto tempo na categoria e o 10º posto no grid. Luiz Razia e Giorgio Pantano saíram logo na sequência para a classificação que definiu o grid de largada da segunda corrida, que acontece neste domingo. O italiano marcou o segundo melhor tempo da categoria, enquanto o brasileiro garantiu o quinto lugar. No geral, eles largarão em quinto e oitavo, respectivamente.
Na corrida, que teve 50 minutos de duração – 20 a menos do que o programado -, Van Der Drift assumiu a primeira posição na primeira curva, mas mesmo sendo superado por dois carros GT2 (que são mais rápidos) e pressionado por um concorrente, entregou o carro para o baiano Luiz Razia na liderança da categoria. O brasileiro voltou na frente após a parada e manteve o mesmo bom ritmo de seu companheiro para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
“Ainda é tudo novo para mim, mas foi muito bom ganhar a primeira corrida para a equipe. Temos ótimos pilotos e trabalhamos bastante nas últimas corridas, então esse é um resultado muito merecido para toda a equipe”, disse Luiz Razia.
Suzuki fez uma grande largada, pulando de 10º para a terceira posição entre os GT3, e imprimiu forte desempenho, abrindo uma boa distância para o quarto colocado até a parada para troca de pilotos. A equipe perdeu cerca de sete segundos a mais do que os 70 obrigatórios para o pit-stop, mas Pantano ainda conseguiu fazer uma ultrapassagem para completar as 24 voltas no segundo lugar.
“O carro se comportou bem durante toda prova, consegui ganhar algumas posições nas primeiras voltas, o que ajudou no ritmo. Estive perto do Chris (Van Der Drift), mas o pit stop deles foi bem rápido. É muito bom ver que a equipe toda está no caminho certo, e sempre evoluindo”, disse Rafael Suzuki:
A segunda corrida está marcada inicialmente para as 12h15 deste domingo (horário alemão), e também terá duração de 50 minutos.
Confira o resultado da primeira corrida em Nurburgring:
1 – Montermini-Filippi (Ferrari 458) / (Super GT – GT2) – 24 voltas
2 – Sijthoff-Longin (Corvette Z06) / (SGT) – 5″334
3 – Ramos-Pastorelli (Corvette Z06) / (SGT) – 12″898
4 – Chris Van Der Drift-Luiz Razia (McLaren MP4-12C) / (GTS – GT3) – 17″029
5 – Rafael Suzuki-Giorgio Pantano (McLaren MP4-12C) / (GTS – GT3) – 19″352
6 – Cameron-Griffin (Ferrari 458) / (SGT) – 36″735
7 – Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) / (GTS – GT3) – 47″435
8 – Bontempelli-De Marco (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 47″954
9 – Toril-Seyffarth (Mercedes SLS) / (GTS – GT3) – 48″810
10 – Costantini-Barba (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’02″143
11 – Cordoni-Camathias (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’04″476
12 – Maleev-Ladygin (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’04″634
13 – Beretta-Lyons (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’14″145
14 – Rosell-Mavlanov (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’16″249
15 – Wong-Lavio (Corvette Z06 GT3) / (GTS – GT3) – 1’16″977
16 – Tutumlu-Deverikos (Porsche 997 R) / (GTS – GT3) – 1’23″665
17 – Sdanewitsch-Rugolo (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1’28″927
18 – Camp-Versluis (Corvette ZR1) / (SGT) – 1’29″795
19 – Earle-Kremer (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3) – 1 volta
20 – Gruber-Kogay (Porsche 997 R) / (GTS – GT3) – 2 voltas
21 – Talkanitsa-Talkanitsa (Ferrari 458) / (SGT) – 3 voltas
Não completaram
4ª volta – Calari-Gardel (Ferrari 458 GT3) / (GTS – GT3)
3ª volta – Hamilton-Schirò (Porsche 997 R) / (SGT)
Texto: Bhai Tech/Divulgação.
Fotos: Speedy/Divulgação.