Trazendo um sistema de propulsão totalmente redesenvolvido, o Porsche 911 GT3 Cup chega à linha de largada das pistas de corrida em todo o mundo a partir de 2017. A traseira do carro de corrida da categoria GT mais produzido no mundo abriga agora um motor horizontal de seis cilindros com quatro litros, para um desempenho ainda maior. Graças à tecnologia automobilística puro-sangue da Porsche, o compacto motor com injeção direta de combustível disponibiliza uma potência máxima de 485 cv (357 kW).
Um conjunto de detalhes inovadores também contribui para elevar a eficiência juntamente com a performance, garantindo uma durabilidade ainda maior do motor naturalmente aspirado em modo de competição e reduzindo os custos de manutenção. Um comando de válvulas com balancins montados rigidamente e alimentação de óleo central está sendo usado pela primeira vez. E, ainda mais: uma centrífuga de óleo integrada é usada para otimizar a retirada de espuma do lubrificante no motor. Um virabrequim com rigidez significativamente maior também faz parte do conjunto.
Um novo ‘spoiler’ dianteiro e uma nova traseira aumentam a força de aderência do novo 911 GT3 Cup, aumentando desse modo a tração e o desempenho na pista. A proeminente asa traseira com 184 centímetros de largura foi mantida igual à do modelo anterior. As dimensões das rodas também não mudaram: são usados aros de competição numa só peça de 18 polegadas com mecanismo de travamento central, com pneus slick de corrida da Michelin com 270 milímetros no eixo dianteiro e uma impressionante banda de 310 milímetros no eixo traseiro. A construção inteligente em alumínio e aço assegura máxima rigidez e uma carroceria com baixo peso. O novo 911 GT3 Cup pronto para a largada pesa apenas 1.200 quilos.
Durante o desenvolvimento do carro, os engenheiros mais uma vez focaram especificamente na segurança do piloto. O condutor é protegido por uma sólida gaiola de segurança e um inovador banco de competição tipo concha, moldado de forma especialmente reforçada ao redor da área dos ombros e cabeça. O alçapão de resgate no teto foi aumentado, de acordo com a última regulamentação da FIA, tornando mais fácil o atendimento inicial ao piloto e a recuperação após um acidente.
A Porsche fabrica o 911 GT3 Cup na mesma linha de produção do modelo 911 de rua, em sua fábrica principal em Stuttgart-Zuffenhausen. O acerto inicial para corrida é feito no centro de automobilismo esportivo de Weissach, onde os veículos são testados intensivamente por um piloto profissional de competição antes de serem entregues aos clientes. Cerca de 3.031 unidades do 911 GT3 Cup foram construídas, nas linhas de modelos 996, 997 e 991 desde 1998. Isto torna o carro de corrida da marca de Stuttgart o GT de competições mais produzido e mais vendido em todo o mundo.
O novo 911 GT3 Cup será usado na temporada de corridas de 2017, inicialmente na Porsche Mobil 1 Supercup, que é realizada juntamente com as corridas da Fórmula 1, e na Porsche Carrera Cup Deutschland, na Alemanha, assim como na América do Norte. A partir de 2018, o carro estará disponível para participar outros campeonatos da marca. No total, a Porsche está organizando 20 dessas séries de competições para equipes clientes em todo o mundo, nas quais o 911 GT3 Cup é usado com exclusividade.
O 911 GT3 Cup já pode ser encomendado junto à Porsche Motorsport, em Weissach.O preço é 189.900 euros, sem incluir o imposto de valor adicional (VAT) específico para cada país.
No Brasil o campeonato da Porsche GT3 Cup Challenge conta com os carros 911 GT3 Cup “991”, atualmente adotado em todos os campeonatos monomarca da Porsche no mundo, na sua categoria principal – a Cup – e o modelo 911 GT3 Cup “997 II” para sua categoria de entrada – a Challenge.
Em 2016 serão nove etapas no total pelo Brasil e Argentina, sendo sete delas Sprint e três Endurance.
Texto: Porsche Brasil/Divulgação
Foto: Porsche Brasil/Divulgação